Lars Ulrich confessa que Metallica surgiu como banda cover, e revela de quem
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2023
No começo dos anos 80, o Metallica surgiu com seu metal frenético e furioso, ao mesmo tempo que cheio de reviravoltas musicais e melodia. Entre suas maiores referência estavam o hardão setentista e a new wave of british heavy metal. Isso ficou evidente em 2017, quando Lars Ulrich listou seus 15 álbuns favoritos de metal e rock pesado para a Rolling Stone.
Metallica - Mais Novidades
Para a surpresa de ninguém, Diamond Head entrou na lista com o clássico "Lightning to the Nations". O baterista exaltou o álbum como tendo sido "a planta do som do Metallica", e revelou que no começo foram praticamente uma banda cover deles.
"Se você pedir 'Nomeie um disco que foi a planta do som do Metallica', foi este aqui. Eu já disse isso mil vezes; 10 mil vezes."
"Acabei passando o verão de 1981 com o vocalista e o guitarrista, Sean [Harris] e Brian [Tatler], vivendo na sala de estar deles, dormindo no sofá e convivendo com eles. Quando voltei para a Califórnia, queria montar uma banda. Eles foram aqueles que seguiram abordagens mais tradicionais do hard rock. Sendo grandes fãs do Led Zeppelin, encaravam as músicas como uma jornada, como uma exploração, como uma experiência. Depois, fundiam aquilo com a energia pura baseada em riffs de guitarra. São músicas excelentes, com ritmos envolventes e uma bateria simples."
"E em algum momento, o Metallica tocou aquelas músicas todas. Obviamente, lançamos 'Am I Evil'; lançamos 'It's Electric', 'Helpless', 'The Prince'... Costumávamos tocar 'Sucking My Love' nos velhos tempos, já fizemos jams com 'Sweet and Innocent', fizemos jams com 'Lightning to the Nations'... Temos uma relação muito, muito próxima com cada uma daquelas músicas."
"Em nosso primeiro show, acho que tocamos quatro músicas do Diamond Head. Começamos como uma banda cover, meio que estávamos naquela área cinzenta. Fomos lá e tocamos as músicas. Não dissemos a ninguém que eram covers, mas também não dissemos a ninguém que eram nossas. Só tocamos. Acho que foi no segundo ou terceiro show que fizemos, onde conseguimos abrir para o Saxon, que o técnico de som deles, Paul, nos perguntou se já tínhamos ouvido falar de uma banda chamada Diamond Head. Eu respondi 'Claro, tocamos quatro músicas deles.' Mas sim, começamos basicamente como uma banda cover do Diamond Head."
Confira abaixo como ficou a lista dos 15 álbuns favoritos de Lars Ulrich.
AC/DC - Let There Be Rock (1977)
Alice in Chains - Dirt (1992)
Black Sabbath - Sabotage (1975)
Blue Öyster Cult - On Your Feet or On Your Knees (1975)
Deep Purple - Made in Japan (1972)
Diamond Head - Lightning to the Nations (1980)
Guns N’ Roses - Appetite for Destruction (1987)
Iron Maiden - The Number of the Beast (1982)
Judas Priest - Unleashed in the East (1979)
Mercyful Fate - Melissa (1983)
Motörhead - Overkill (1979)
Rage Against the Machine - The Battle of Los Angeles (1999)
System of a Down - Toxicity (2001)
UFO - Strangers in the Night (1979)
Warrior Soul - The Space Age Playboys (1994)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward

Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
Metallica mudou a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
A energia masculina tóxica das turnês com o Metallica que o Linkin Park enterrou no seu passado
A banda em que Lars Ulrich se ofereceu para tocar bateria: "ele tem meu número"


