Lars Ulrich confessa que Metallica surgiu como banda cover, e revela de quem
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2023
No começo dos anos 80, o Metallica surgiu com seu metal frenético e furioso, ao mesmo tempo que cheio de reviravoltas musicais e melodia. Entre suas maiores referência estavam o hardão setentista e a new wave of british heavy metal. Isso ficou evidente em 2017, quando Lars Ulrich listou seus 15 álbuns favoritos de metal e rock pesado para a Rolling Stone.
Metallica - Mais Novidades
Para a surpresa de ninguém, Diamond Head entrou na lista com o clássico "Lightning to the Nations". O baterista exaltou o álbum como tendo sido "a planta do som do Metallica", e revelou que no começo foram praticamente uma banda cover deles.
"Se você pedir 'Nomeie um disco que foi a planta do som do Metallica', foi este aqui. Eu já disse isso mil vezes; 10 mil vezes."
"Acabei passando o verão de 1981 com o vocalista e o guitarrista, Sean [Harris] e Brian [Tatler], vivendo na sala de estar deles, dormindo no sofá e convivendo com eles. Quando voltei para a Califórnia, queria montar uma banda. Eles foram aqueles que seguiram abordagens mais tradicionais do hard rock. Sendo grandes fãs do Led Zeppelin, encaravam as músicas como uma jornada, como uma exploração, como uma experiência. Depois, fundiam aquilo com a energia pura baseada em riffs de guitarra. São músicas excelentes, com ritmos envolventes e uma bateria simples."
"E em algum momento, o Metallica tocou aquelas músicas todas. Obviamente, lançamos 'Am I Evil'; lançamos 'It's Electric', 'Helpless', 'The Prince'... Costumávamos tocar 'Sucking My Love' nos velhos tempos, já fizemos jams com 'Sweet and Innocent', fizemos jams com 'Lightning to the Nations'... Temos uma relação muito, muito próxima com cada uma daquelas músicas."
"Em nosso primeiro show, acho que tocamos quatro músicas do Diamond Head. Começamos como uma banda cover, meio que estávamos naquela área cinzenta. Fomos lá e tocamos as músicas. Não dissemos a ninguém que eram covers, mas também não dissemos a ninguém que eram nossas. Só tocamos. Acho que foi no segundo ou terceiro show que fizemos, onde conseguimos abrir para o Saxon, que o técnico de som deles, Paul, nos perguntou se já tínhamos ouvido falar de uma banda chamada Diamond Head. Eu respondi 'Claro, tocamos quatro músicas deles.' Mas sim, começamos basicamente como uma banda cover do Diamond Head."
Confira abaixo como ficou a lista dos 15 álbuns favoritos de Lars Ulrich.
AC/DC - Let There Be Rock (1977)
Alice in Chains - Dirt (1992)
Black Sabbath - Sabotage (1975)
Blue Öyster Cult - On Your Feet or On Your Knees (1975)
Deep Purple - Made in Japan (1972)
Diamond Head - Lightning to the Nations (1980)
Guns N’ Roses - Appetite for Destruction (1987)
Iron Maiden - The Number of the Beast (1982)
Judas Priest - Unleashed in the East (1979)
Mercyful Fate - Melissa (1983)
Motörhead - Overkill (1979)
Rage Against the Machine - The Battle of Los Angeles (1999)
System of a Down - Toxicity (2001)
UFO - Strangers in the Night (1979)
Warrior Soul - The Space Age Playboys (1994)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026

Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
Para John Bush, Metallica tomou o caminho certo com o "Black Album"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
Poppy fala sobre Metallica, Judas Priest, Linkin Park, Amy Lee e perigos do TikTok
James Hetfield, do Metallica, diz que tem o melhor emprego do mundo
O selo de qualidade que o Metallica deu ao Scorpions, segundo Rudolf Schenker
James Hetfield revela como se sente sendo James Hetfield, do Metallica
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"


