O clássico dos anos 70 que foi inspirado no "dia em que a música morreu"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de outubro de 2023
O dia 3 de fevereiro de 1959 é uma das datas mais tristes da história da música. Os músicos Buddy Holly, Big Bopper e Ritchie Valens morreram em um acidente aéreo em Clear Lake, cidade localizada no estado de Iowa (EUA). Quando faleceram, os artistas que estavam na aeronave que caiu tinham respectivamente 22, 28 e 17 anos.

A tragédia ficou imortalizada como "O dia em que a música morreu", frase que aparece na música "American Pìe", clássico escrito pelo cantor estadunidense Don McLean. Obra mais conhecida de Don, "American Pìe" é uma composição épica lançada em 1971, que tem quase 9 minutos de duração e mistura elementos de Rock and Roll e Folk.
Don sempre foi um grande fã de Buddy Holly, como ele contou em artigo publicado no site da Songwriting Magazine.
"A primeira parte da música e o refrão foram escritos em uma pequena portaria no rio Hudson, e depois escrevi o resto na Filadélfia. Todo o processo provavelmente levou uma hora no total, mas isso se estendeu por vários meses pensando no que eu queria dizer.
A ideia da morte de Buddy Holly foi o que me fez começar. Eu era obcecado por Buddy Holly desde que era jornaleiro, e a morte dele teve um impacto poderoso sobre mim. Quando eu estava em turnê pela primeira vez em 1964, toquei numa estalagem no meio do nada no Canadá. Eu ia até um pequeno restaurante para comer, havia uma jukebox cheia de músicas de Buddy Holly e eu tocava todas elas, porque na América, essas músicas já haviam sido lançadas em sua maioria em 1964, e Buddy Holly era praticamente esquecido. Não pelos músicos, porque eles sabiam o quão grande ele era, mas para o público em geral, as coisas tinham mudado.
Então, a morte de Buddy Holly me deu o conceito, que pude transformar em uma música. Eu acho que, para entender a música, primeiro você realmente precisa entender o que eu penso – embora eu ache que a música em si meio que diz como eu penso – e número dois, você precisa saber algo sobre melodia e escrita, porque são formas de arte que estão retrocedendo ao passado. Hoje em dia, ouço algo que se passa por uma música no rádio, e é sempre a mesma coisa... não vai a lugar nenhum", afirmou Don, que falou sobre a versão de seu maior sucesso gravada pela cantora Madonna.
"Eu também gostei da versão da Madonna. Ela não usou tudo, mas acho que se a música for uma ótima música pop, seja ‘White Christmas’ ou ‘If I Had A Hammer’, ou o que quer que seja, então você pode fazer quase tudo com ela, então ela não precisou ! Ela é uma gigante pop, um leviatã – todos esses grupos femininos e cantoras vieram e se foram, e ela ainda está no topo, ainda em primeiro lugar. Estamos falando de uma artista tremenda, e fiquei muito honrado por ela ter gravado a música. E o vídeo também foi muito legal: todo mundo se divertiu muito com ele, e essa é uma das coisas de ‘American Pie’: é uma música séria e tem aspectos sérios, mas também é divertida", concluiu o cantor e compositor.
"American Pie" é a faixa que dá nome ao segundo disco de estúdio de Don McLean, que foi lançado em 1971. A famosa versão gravada por Madonna foi lançada em 2000, como faixa da trilha sonora do filme "The Next Big Thing", estrelado pela própria cantora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
O músico que George Harrison considerava superior a qualquer guitarrista do mundo
Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir


O clássico dos anos 70 que foi inspirado no "dia em que a música morreu"


