Por que Roland Grapow evitou tocar hits do Helloween quando veio ao Brasil?
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de outubro de 2023
Em janeiro de 2020, Roland Grapow, famoso pela associação com bandas como Helloween e Masterplan, veio ao Brasil para série de shows. Ele ficou bastante conhecido por substituir Kai Hansen no Helloween, em 1989. Foram 11 anos na banda, onde gravou os grandes álbuns "Pink Bubbles Go Ape" (91), "Chamaleon" (93), "Master Of The Rings" (94), "The Time Of The Oath" (96), "Better Than Raw" (98), "Metal Jukebox" (99) e "The Dark Ride" (00).
Depois que deixou o Helloween, Grapow montou o Masterplan, banda que mantém firme até hoje, e já registrou 6 álbuns de estúdio, 3 EPs e 1 álbum ao vivo. "Pumpkings", lançado em 2017, é o mais recente e traz músicas de seu período no Helloween – músicas que ele foi co-autor. Ele também já lançou 3 álbuns solo.
Quando veio ao Brasil, entretanto, Grapow preferiu focar no Masterplan do que no Helloween na hora de decider o setlist. Em entrevista a Gustavo Maiato, Fabio Carito, que integrou a banda, explicou o motivo por trás dessa decisão.
"Nessa ocasião da turnê do Roland Grapow pelo Brasil, tocamos muito mais Masterplan do que Helloween. Naquele momento, ele estava um pouco distante dos integrantes da banda. Tinha uma questão ali com os caras. Eu não soube, ele não abriu para a gente. Mas ele tinha uma distância com o Uli Kusch. Por conta disso, ele não quis tocar as músicas do Uli. Tocamos muito Masterplan e as músicas que ele compôs para o Helloween. Foi uma turnê um pouco complicada porque foi no comecinho do covid.
A doença estava na China ainda e ninguém sabia como agir. Usa máscara? Não usa? Ele estava sem saber se ia rolar o show, se ele ia voltar para a Europa... Ninguém sabia o que estava acontecendo. Hoje, sei que ele reatou com o Uli. Ele falou para mim que a próxima vez que ele voltar ao Brasil, ele vai incluir mais músicas do Helloween e canções que o Uli teve participação. Não é uma questão de autorização, é que deve ter rolado alguma briga e tal. Vai ser um setlist mais focado no Helloween".
Tretas de Roland Grapow e Helloween
Conforme explicado por Igor Miranda em seu artigo, o guitarrista Roland Grapow manifestou, durante uma entrevista ao canal de Rodrigo Flausino no YouTube, seu descontentamento em relação à maneira como o vocalista Andi Deris o tratou desde a reunião do Helloween. Nesse momento, Michael Kiske e Kai Hansen retornaram à banda, que agora se apresenta como um septeto, deixando Grapow, que fez parte da formação por 12 anos, fora dos planos.
Em resposta às declarações de Grapow, Andi Deris, em uma recente entrevista ao Metal Shock Finland, justificou a exclusão do guitarrista e do baterista Uli Kusch da reunião, alegando traição à banda. Deris afirmou: "Eles tiveram que sair da banda porque traíram a banda. [...] Eles provaram que não são legais e traíram a banda na época deles. Tiveram que sair porque a confiança havia acabado. Por que eu os convidaria para o palco? Roland era, eu suponho, um amigo próximo a mim. Meu mundo caiu quando descobri que ele traiu a banda."
Ciente dessas alegações, Roland Grapow usou a entrevista com Rodrigo Flausino para rebater as acusações de Deris, expressando sua perplexidade: "Andi disse que sou um traidor. Não me importo com o que ele diz, mas não sei por que ele fala isso. Não entendo a razão." Grapow, então, mencionou que pensava ter uma boa relação com o vocalista, destacando encontros recentes e longas conversas. Ele não responsabiliza Deris por sua demissão, mas aponta que ainda existe um inexplicável descontentamento da parte deles. "Não sei o motivo. Quem me conhece, sabe que sou um cara legal que bebe cerveja", afirmou Grapow.
Vale ressaltar que Roland Grapow e Uli Kusch foram demitidos do Helloween em 2001, após desentendimentos sobre a direção musical do álbum "The Dark Ride" (2001), cuja sonoridade mais obscura gerou conflitos com os demais membros da banda - Andi Deris, o guitarrista Michael Weikath e o baixista Markus Grosskopf.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen


Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Helloween abre turnê que celebra 40 anos resgatando raridades: veja setlist e vídeos
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Helloween: Eliran Kantor e Marcos Moura transformam "Giants and Monsters" em obra visual
O ícone do power metal que considera o estilo cafona
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Michael Kiske: "O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione


