O rolê furado de Mark Knopfler que acabou virando um dos maiores clássicos do Rock
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de novembro de 2023
Você provavelmente já deixou de sair de casa em uma noite chuvosa, afinal de contas, a chuva não costuma favorecer programas noturnos que exigem locomoção. Porém, buscar diversão noturna enquanto a água cai do céu pode render bons frutos. É o que aconteceu com o músico Mark Knopfler, guitarrista e vocalista da banda Dire Straits, que começou a trilhar seu caminho rumo à fama quando decidiu tomar umas canas enquanto São Pedro mandava água.
Tudo começou em 1977. Knopfler, que ainda não era famoso, foi até um bar localizado em Ipswich (Inglaterra). Segundo matéria publicada pelo site American Songwriter, o clima era chuvoso e poucos bêbados estavam no bar para assistir uma banda de Jazz.
"Acho que eles ficaram realmente surpresos por terem um público de três ou quatro pessoas. Lembro-me de pedir-lhes para tocar 'Creole Love Call' ou 'Muskrat Ramble'. Acho que eles ficaram surpresos ao ver que havia alguém no pub que realmente conhecia alguns dos títulos", disse Knopfler em uma entrevista concedida a Brian Johnson, vocalista do AC/DC.
"Eu só estava lá para tomar algumas cervejas. E no final da noite, o trompetista ou quem faz o anúncio disse: ‘Bem, hum, certo. É isso. É hora de ir para casa’", acrescentou Knopfler. No final da noite, um integrante da banda encerrou o show, segundo Knopfler, dizendo: ‘Boa noite e obrigado. Nós somos os sultões do swing’’. E foi daí que o guitarrista tirou o título de uma música que não estava pronta, mas salvaria a pele dos integrantes do Dire Straits no futuro.
"Vivíamos com quase nada e nem conseguíamos pagar a conta do gás. A primeira vez que ouvi Mark tocando uma versão de ‘Sultans Of Swing’ foi naquele apartamento, mas a música era completamente diferente", disse o baixista John Illsley, durante entrevista concedida à Classic Rock.
"Sultans Of Swing" começou a tomar forma depois que Mark juntou grana e comprou uma guitarra modelo Stratocaster.
"Ela ganhou vida assim que toquei naquela Strat de 61, que permaneceu minha guitarra principal por muitos anos", relatou o talentoso guitarrista, como pode ser visto em matéria publicada pela Guitar World.
"Um dia ele [Mark] me disse: ‘Lembra daquela música que eu estava tocando outro dia? Refiz completamente a estrutura dos acordes’", relembrou Illsley. "Ele tocou e soou muito bem. A coisa toda é incrivelmente simples, é a forma de tocar que a torna intrigante. É aquele ritmo constante na guitarra e uma abordagem muito simples de baixo e bateria. Então, é claro, é uma história. E vamos ser sinceros, todas as boas músicas têm uma história.
Suponho que você poderia dizer que ‘Sultans Of Swing’ foi a música que começou tudo. Teve um impacto enorme. Esses são os catalisadores que o levam adiante na vida. As pessoas dizem que tivemos sorte, mas eu digo: ‘Bem, o que significa sorte?’. O fato é que era uma música muito boa, a banda era muito boa e trabalhamos muito duro. E a única maneira de chegar a algum lugar é se comprometendo. Então, se algo assim acontecer com você, é fantástico. Rapaz, foi emocionante!", complementou o baixista.
No fim das contas, "Sultans Of Swing" foi lançada em 1978, como faixa do debut autointitulado do Dire Straits. Maior hit da banda, a música já foi ouvida mais de 1 bilhão de vezes no Spotify e seu vídeo ultrapassou 300 milhões de views no Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps