A linda música que homenageia duas das mulheres mais famosas do Século XX
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de novembro de 2023
O icônico pianista, cantor e compositor britânico Elton John possui uma extensa e respeitável carreira, que ultrapassa meio século. Uma dessas músicas é a maravilhosa balada "Candle In The Wind", faixa do álbum "Goodbye Yellow Brick Road", que homenageia duas das mulheres mais famosas do Século XX.
Elton John - Mais Novidades
"Goodbye, Norma Jean…"
O primeiro verso de "Candle In The Wind" diz "Goodbye, Norma Jean". A frase faz menção à Norma Jeane Mortenson, mais conhecida como Marilyn Monroe, atriz, modelo e cantora estadunidense, que faleceu em agosto de 1962, por conta de uma overdose de barbitúricos.
"[A música] era sobre a ideia de fama ou juventude ou de alguém sendo interrompido no auge da vida. A música poderia ser sobre James Dean, poderia ser sobre Montgomery Clift, poderia ser sobre Jim Morrison... como glamourizamos a morte, como imortalizamos as pessoas", declarou o letrista Bernie Taupin (que é co-autor da música), em matéria publicada no site Smooth Radio.
A letra da versão original da música, lançada em 1973, narra a triste história de Marilyn, que teve uma vida turbulenta e sofreu por conta de seu estrelato, como pode ser conferido abaixo, em trecho traduzido da música.
"A solidão era difícil
Foi o papel mais difícil que você encenou
Hollywood criou uma super estrela
E a dor foi o preço que você pagou
Até mesmo quando morreu
A imprensa ainda lhe explorou
Tudo que os jornais tinham a dizer
Foi que Marilyn foi encontrada morta nua…"
Uma sucessão de tragédias
Elton se tornou amigo íntimo da Princesa Diana em 1981, quando cantou na festa de aniversário do príncipe Andrew. Diana Frances Spencer se casou com o Príncipe Charles (atualmente, Rei) no mesmo ano em que ficou amiga de Elton. Por conta de sua simpatia e dedicação a causas sociais, passou a ser chamada de "Princesa do Povo".
Mais de vinte e cinco anos depois, Diana consolou Elton no enterro do estilista Gianni Versace, que foi assassinado em 15 de julho de 1977. O que o cantor e compositor não imaginava é que menos de dois meses depois, Diana iria morrer.
A vida de Diana chegou ao fim no dia 31 de agosto de 1997, quando ela sofreu um acidente automobilístico enquanto tentava fugir de fotógrafos que a perseguiam. Na ocasião, Diana, que não era mais casada com Charles, estava acompanhada de seu namorado, o egípcio Dodi Al-Fayed, que também morreu.
A linda e triste homenagem à Princesa Diana
A família real britânica pediu para Elton se apresentar no funeral de Diana. E o cantor pensou logo em "Candle In The Wind", porém, a letra da canção foi alterada por Bernie. Então, no dia 6 de setembro de 1997, Elton apresentou ao mundo a maravilhosa "Goodbye, England's Rose", experiência que ele classificou como surreal, de acordo matéria publicada no site do Deutsche Welle.
"O que estava passando pela minha mente era 'Não cante uma nota errada. Seja estóico. Não desmorone e apenas faça o melhor que puder, sem demonstrar qualquer emoção.' Meu coração estava batendo bastante, devo dizer", revelou John.
"Goodbye England's Rose" foi tocada por Elton John apenas uma vez, no funeral de Diana. Ele jurou nunca mais tocar a música, a menos que os filhos da Princesa solicitem que ele toque essa bela música, que homenageia duas das personalidades mais conhecidas do século passado.
Clique no player a seguir e confira Elton cantando "Goodbye England's Rose" no funeral da Princesa Diana.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T


O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como "Nothing Else Matters", do Metallica, marcou um momento decisivo da vida de Miley Cyrus
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
Axl Rose: as bandas, o artista e o letrista favoritos do vocalista do Guns N' Roses
O motivo pelo qual Elton John odiava tocar o clássico "Crocodile Rock"


