Desperto do Silêncio: Confira o EP de estreia "Esquema / Sistema"
Por Mateus Rister
Fonte: Insanity Records
Postado em 17 de novembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A DESPERTO DO SILÊNCIO já chegou com o pé na porta do cenário independente gaúcho. Com o lançamento do EP "Esquema / Sistema", a banda pode mostrar o trabalho que vinha desenvolvendo há quase dois anos. Gravado no estúdio Hurricane, com produção do renomado Sebastian Carsin, o mini álbum apresenta quatro faixas autorais com instrumental pesado e letras fortes. A capa ficou a cargo de Matheus Willy Wommer.

Em meio aos ensaios, apresentações e a constante produção de ideias para músicas novas, o quinteto nos concedeu a entrevista que pode ser conferida abaixo.
Insanity Records: Para começar, gostaria que você nos contasse como foi o start para o início da banda, e apresentasse os integrantes?
Desperto do Silêncio: Reunida em 2021 na cidade de Porto Alegre como banda cover de SYSTEM OF A DOWN, a DESPERTO DO SILÊNCIO se inspirou a criar músicas próprias após a troca do baterista e gravou seu primeiro EP "Esquema/Sistema" no segundo semestre de 2022. A Desperto do Silêncio nasceu para ser a voz dos que não conseguem ou podem falar, seja por desconhecimento ou impossibilidade. Buscamos proporcionar um som novo, contemporâneo e relevante.
A DESPERTO DO SILÊNCIO é composta por: Gustavo Adornes (vocal), Paulo Pereira (guitarra), Carlos Neto (guitarra), Matheus Souza (baixo e backing vocal) e Jailson Dias (bateria).
Insanity Records: Podemos perceber, no som da DESPERTO, elementos de Heavy Metal tradicional, Groove, Thrash, Hardcore, etc. Vocês chegam a classificar o tipo de som que fazem ou preferem deixar em aberto para que cada música carregue as influências que for mais adequada?
Desperto do Silêncio: Essa pergunta é bem difícil de responder. Pois não conseguimos chegar a um rótulo definido. Normalmente buscamos um tipo de sonoridade para cada música, ou ideia, mas não estamos presos a nenhuma regra. Temos músicas que são bem diferentes, em relação à sonoridade. Então acreditamos que deixar aberto para que a galera defina nosso som é a melhor escolha.
Insanity Records: Falando em influências, quais são as bandas que inspiraram na criação da DESPERTO?
Desperto do Silêncio: Inicialmente a banda era cover de SYSTEM OF A DOWN, então ela foi uma das principais influências da banda. Quando começamos a composição das nossas músicas, a influência do SYSTEM OF A DOWN foi desaparecendo. Começaram a entrar mais elementos de metal moderno, como ARCH ENEMY, LAMB OF GOD, MAXIMUM THE HORMONE e RISE OF THE NORTHSTAR.
Insanity Records: Como foi o processo de gravação do EP "Esquema / Sistema"?
Desperto do Silêncio: O processo de gravação foi bem tranquilo. O processo da produção / pré-gravação foi mais intenso, pois foi repleta de ensaios em cima de metrônomo, alinhamento de ideias, acertos de diversos detalhes e tudo isso facilitou a hora da gravação. Basicamente teve pouca alteração das ideias originais. Gravamos um vídeo de making off de todo esse processo de gravação. O vídeo pode ser encontrado no Youtube da banda
https://youtu.be/bO0X0kTwOtc
Insanity Records: A capa do EP traz uma arte que chama muito a atenção, pode nos falar sobre o conceito e a produção da arte?
Desperto do Silêncio: A capa foi inspirada na "Criação de Adão", de Michelangelo. Ela é uma adaptação que tinha ideia de retratar o contraste social, que é um tema que perpassa por diversas das nossas músicas. A ideia estava na nossa cabeça e encontramos o artista Matheus Willy Wommer e ele conseguiu criar a nossa capa de forma brilhante. Onde de um lado temos o "Deus corporativo" e do outro temos a classe dos trabalhadores em geral, que sofrem com a relação de capital.
Insanity Records: As letras trazem sentimentos de revolta contra a alienação, aparelhamento de instituições políticas e religiosas, entre outros. Mas "Hoje, Amanhã e Ontem" carrega uma carga mais introspectiva. Gostaria de saber mais sobre o processo de composição da banda, em especial da música citada (se é baseada em fatos ou um personagem criado para a canção)?
Desperto do Silêncio: A música citada foi inicialmente composta pelo nosso guitarrista Carlos Neto. Ela foi criada em um momento que o mesmo estava carregando um peso, por causa da pandemia e relações com a família, mas ao mesmo tempo ele tinha uma perspectiva de um futuro melhor, no amanhã. Após conversa com os membros da banda, o nosso vocalista Gustavo Adornes conseguiu criar uma letra que envolvia esse sentimento, em forma de uma história. Transmitindo a mensagem de uma forma mais positiva, pois hoje em dia esses problemas de depressão e afins são coisas comuns na nossa sociedade. E o intuito da banda não é só discutir assuntos macros da sociedade, mas também abordar assuntos íntimos, as coisas mais peculiares do ser humano. Em um futuro provavelmente iremos abordar mais assuntos assim. Geralmente nossas composições iniciam com riffs e melodias dos nossos guitarristas, Paulo e do Carlos e posteriormente o restante da banda agrega ideias, letras, melodias até termos um produto final.
https://youtu.be/gYLqC1Fs5vg
Insanity Records: Pensam eu gravar algum material em vídeo (clipe ou lyric vídeo) para uma ou mais músicas do EP?
Desperto do Silêncio: Essa ideia já passou pela nossa pauta. No momento não temos nada determinado para isso. Mas ainda é uma ideia que pode surgir em algum momento. Nosso foco é divulgar mais nosso material, nos próximos shows e compromissos. Além de compor mais músicas.
Insanity Records: E os planos futuros da Desperto, seguirão divulgando o EP por mais tempo ou já estão pensando em um álbum completo?
Desperto do Silêncio: Nós temos um repositório com bastante material para ser trabalhado, que já nos dá bastante bagagem para pensarmos em um álbum completo. Inicialmente estávamos pensando se esse nosso EP seria um EP ou um álbum completo. Mas decidimos que de início esse EP seria lançado primeiro e depois iríamos trabalhar mais nas ideias de gravações futuras para um álbum completo. Provavelmente esse assunto será conversado e definido a partir de 2024.
Insanity Records: Deixo esse espaço para vocês deixarem um recado direto ao público que vem acompanhando o trabalho da banda:
Desperto do Silêncio: O recado é agradecer ao Seba, estúdio Hurricane, pelo trabalho incrível realizado na criação do nosso EP. Agradecer às bandas parceiras que estão sempre prontas para nos apoiar. Te agradecer também pelo espaço para divulgar um pouco mais sobre a DESPERTO DO SILÊNCIO. Mas principalmente pela galera que engajou no lançamento do EP. Isso é realmente muito bom. Nos nossos shows, já tinha uma galera cantando nossos refrões e interagindo com as músicas. Gratidão é palavra que define. Em breve, novidades!
Foto: Sérgio Lago Filho
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Gosto musical impediu que Metallica se tornasse um Maiden
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos


