Angra pode tocar com três guitarristas? Rafael Bittencourt responde
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de novembro de 2023
Desde a sua fundação, a banda brasileira de Power Metal Angra conta com dois guitarristas. Por mais de 20 anos, a dupla dos responsáveis pelas guitarras contou com Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro. Em 2015, Kiko se juntou ao Megadeth e Marcelo Barbosa foi escolhido como seu substituto.
As características de Marcelo e Kiko, nas palavras de Rafael
Rafael Bittencourt, que é integrante do Angra até os dias atuais, concedeu entrevista ao site Blabbermouth e falou sobre as características de Kiko e Marcelo.
"Os dois são grandes amigos meus. São ótimas pessoas e profissionais. Acho que o Kiko é um pouco mais sério na maioria das vezes, focado e obcecado pelo trabalho, o que é muito bom. A presença do Marcelo é mais leve. Ele é sempre legal e calmo. Ele é cheio de energia para fazer as coisas, mas de alguma forma, ele também está olhando para o quadro geral. Marcelo é o tipo de pessoa que quer todos felizes. Se Fabio [Lione, vocalista] está preocupado com alguma coisa, não entendemos porque ele é italiano. [Risos] Marcelo é quem vai até a gente e diz: ‘O Fábio quer falar alguma coisa. Ele não consegue se expressar’ (...).
Acho que as personalidades fazem uma grande diferença. Em termos de guitarra, eles são muito parecidos. Eles são influenciados por músicos como Allan Holdsworth e Greg Howe. Ambos amam coisas técnicas e tocam muito com as duas mãos. Em termos de estilo, eles são muito parecidos. O Kiko tem mais influências da música brasileira. Também sincronizamos algumas referências que temos de artistas brasileiros. Não vejo muito isso no Marcelo. Ele é mais o guitarrista e Rock e Fusion", disse Rafael.
Angra um dia vai tocar com três guitarristas?
Na mesma entrevista, Rafael falou sobre a situação de Kiko Loureiro, que desde setembro, está afastado do Megadeth por razões pessoais.
"Ele está equilibrando sua vida e tudo o que fez, o que já era hora. Ele nunca parou de trabalhar. Nunca parou de conquistar o mundo. Agora, é hora de ele avaliar e pensar no que quer. Minha opinião é que ele deveria simplesmente ser feliz. Muitos grandes guitarristas não estão tocando com bandas gigantescas só por causa dos aplausos", afirmou Bittencourt, como pode ser conferido em matéria assinada por Mateus Ribeiro e publicada no Whiplash.Net.
O entrevistador David E. Gehlke perguntou para Rafael se existe a chance do Angra tocar com três guitarristas, dependendo do que acontecer com Kiko Loureiro no futuro.
"Isso seria um caos. [Risos] Acho que ele [Kiko] não iria querer. Seria engraçado para nós, mas seria ótimo ter alguns shows especiais com ele. Não tenho certeza se ele estaria disposto ... Depois de tantos anos em turnê com o Megadeth, não tenho certeza se ele estaria disposto a fazer alguns pequenos shows conosco. Acho que seria muito legal se ele se juntasse a nós como convidado especial em alguns shows", respondeu o guitarrista e membro fundador do Angra.
O trabalho mais recente do Angra é "Cycles Of Pain", décimo disco de estúdio do quinteto, lançado dia 3 de novembro de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps