"Cycles of Pain" é um divisor de águas na carreira do Angra
Resenha - Cycles of Pain - Angra
Por Heitor G. Volff Pereira
Postado em 09 de novembro de 2023
Lançado em 03 de novembro, o álbum "Cycles of Pain" vem ganhando notoriedade por se tratar de um novo trabalho de uma formação nem-tão-nova-assim que ainda buscava se consolidar em meio às críticas dos fãs mais saudosistas e conservadores. O Angra, seja em suas redes sociais ou através dos perfis de seus próprios integrantes, trabalhou muito bem o hype sobre aquele que, por muitos, foi precocemente denominado como o melhor trabalho de Fabio Lione nos vocais.
Como a grande maioria das pessoas, meu primeiro contato com este álbum (além dos reports no canal da banda no YouTube) foi através dos três singles liberados pela banda entre 04 de agosto e 13 de outubro. Em minha opinião, todos os três singles se destacam por, em algum nível, demonstrarem características de um Angra que todos conhecem, ressalvando apenas a magistral "Gods of The World", que realmente me surpreendeu de forma muito gratificante.
O fato é que, desde o lançamento dos singles, pudemos notar um Angra mais criativo e, musicalmente falando, anos-luz mais maduro que aquele Angra mostrado durante a pré-produção, produção e lançamento do Ømni – que envelheceu mal por se tornar um álbum majoritariamente sem sal e irrelevante frente aos demais trabalhos da discografia da banda.
Ao longo de todos os segundos das 1h04min (conforme informação do Spotify) do álbum, podemos notar todas as nuances esperadas de um álbum do Angra: temos um pouco de power metal em vários momentos e, mais ainda, muitas influências de progressivo em quase todas as faixas, as quais passam por trocas de tempo e ritmo inesperadas em uma música ou outra, bem como demonstram certo virtuosismo de todos os membros dessa formação em vários momentos. Falando sobre virtuosismo, aproveito para registrar que é mais que uma obrigação enaltecer a química da cozinha da banda, magistralmente conduzida por Felipe Andreoli e Bruno Valverde.
Não há necessidade de falarmos sobre todas as faixas do álbum, até porque, enquanto entusiasta do trabalho da banda e entusiasta forte de música, me declaro suspeito para realizar uma resenha isenta de qualquer pensamento pró ou contra o Angra. Mas, se me perguntassem qual foi a minha música favorita desse trabalho, eu respondo sem nem pensar duas vezes que a queridinha da vez é "Vida Seca".
Por fim, e não menos importante, podemos declarar o Cycles of Pain como um divisor de águas na carreira do Angra e do próprio Rafael Bittencourt, único pedaço remanescente da primeira célula embrionária da banda. É um álbum que possui capacidade plena de ser considerado um trabalho único dentro da discografia, dadas as suas particularidades em relação aos seus antecessores, mas, principalmente, pela sonoridade e nível de composições alcançados neste 03 de novembro de 2023. Também, seja por piedade ou justiça, é preciso salientar que o Cycles of Pain tem grandes chances de se consagrar como um dos melhores trabalhos do Angra ao lado de Temple of Shadows, Holy Land etc.
O tempo dirá se estamos diante de um novo clássico ou apenas mais uma peça da discografia. Mas, modestamente, o que temos para esse momento é um trabalho absurdamente relevante, bem feito e cativante.
Outras resenhas de Cycles of Pain - Angra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Quando o Sepultura foi associado a atentado em escola britânica

Angra faz até fã mais pessimista e exigente dar o braço a torcer no épico "Cycles of Pain"
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


