Joe Perry conta como faz para superar bloqueios criativos e criar bons riffs
Por André Garcia
Postado em 14 de novembro de 2023
Ao longo de sua longa carreira como guitarrista do Aerosmith, com obras-primas como "Rocks" (1976) e "Pulp" (1989), Joe Perry se consagrou como um dos maiores riff makers do rock americano. Além de ter sido comparado a gigantes como como Jimmy Page, ele foi uma das maiores inspirações de nomes como Slash.
Em entrevista de 2019 para a Guitar, Perry revelou o que faz para superar bloqueios criativos e encontrar inspiração para criar novos riffs.
"É engraçado porque, ao longo dos anos, com a minha coleção de guitarras descobri que cada uma é um pouco diferente — e algumas são muito diferentes. Quando você pega e toca, todas têm uma voz diferente. Às vezes, algo que soa banal e sem graça em uma guitarra pode ter uma luz completamente diferente se você tocar em outra. Então, isso é uma das coisas que descobri: ao buscar guitarras peculiares, às vezes surgem riffs.
"Não precisa ser guitarra cara. Às vezes, você pode pegar uma Supro de 200 dólares, por exemplo, e ela terá algum tipo de voz. Talvez ela tenha sido tocada há 20 ou 30 anos, e alguém deixou alguma essência espiritual nela, pronta para soltar um riff. Às vezes, quando se trata de compor, é bom dar um tempo. É fácil cair no fosso da mesmice, então às vezes é importante dar uma descansada."
"Alguns dos melhores riffs que já criei surgiram quando fiquei sem tocar em uma guitarra por semanas. Às vezes até deixo a guitarra de lado de propósito por um tempo, só para ver o que surge. Só preciso ter certeza de ter meu gravador MiniDisc comigo quando voltar a ela, para capturar o que quer que saia!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps