A presepada de produtor que rendeu boas risadas e ficou registrada em "Roots", do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de novembro de 2023
O icônico "Roots" é um dos melhores álbuns da banda brasileira Sepultura. Lançado em fevereiro de 1996, "Roots" mistura a agressividade típica do Metal com influências da música brasileira. O disco conta com a presença de vários convidados especiais, inclusive indígenas da tribo Xavante.
A ideia de gravar com os nativos da tribo Xavante veio de Max Cavalera, que se inspirou em um filme.
"O verdadeiro início da Roots começou quando assisti a um filme chamado ‘At Play In The Fields Of The Lord’ [‘Brincando nos Campos do Senhor’]. É sobre dois missionários que vão para a floresta tropical. Fui até a Gloria [esposa de Max e ex-empresária do Sepultura] e disse: ‘Você provavelmente vai achar que estou louco, mas eu gostaria de gravar um disco conceitual e ele será gravado com as tribos brasileiras’. Eu queria ir a fundo nas raízes da música brasileira", revelou Max Cavalera, em entrevista concedida à Metal Hammer.
O Sepultura se uniu à tribo Xavante para gravar "Itsári", uma das últimas faixas de "Roots". Segundo Max, ele e seus (então) parceiros de banda passaram por momentos delicados antes de encontrarem os indígenas.
"Foi apenas para uma música, mas foi uma experiência totalmente diferente. Voamos para o Brasil e depois embarcamos em um avião agrícola que parecia um Volkswagen antigo. Todos pensaram que íamos cair (...). Então voamos para o meio do nada – floresta por toda parte e uma faixa de terra para pousar. Ficamos com a tribo por três dias. Foi realmente selvagem, uma verdadeira coisa da National Geographic", contou o fundador do Sepultura.
Enquanto "Itsári" era gravada, o produtor Ross Robinson protagonizou uma cena que arrancou risada dos indígenas. Max falou sobre a presepada na mesma entrevista:
"Quando você ouve ‘Itsári’, na metade da música, você ouve risadas dos indígenas. Estávamos sentados em um círculo de 60 pessoas, nós no meio, e Ross estava tentando deixá-los entusiasmados, então ele estava correndo em volta deles balançando um galho de árvore e caiu de bunda. Todos começaram a rir dele maluco caindo de bunda.
Para mim, tudo foi uma grande experiência, toda a magia disso. Foi muito original e muito diferente. A tribo foi incrível. Eles nos deram todas essas grandes máscaras rituais que tenho em casa; nós demos a eles todos os instrumentos. Eu pensei que talvez eles formassem sua própria banda algum dia!"
As risadas citadas por Max podem ser ouvidas por volta de 2 minutos e 50 segundos de "Itsári". Clique no player abaixo e confira.
"Roots" é o sexto disco de estúdio do Sepultura e o último registro do grupo gravado por Max Cavalera, que anunciou a sua saída em dezembro de 1996.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps