"A Quarta Dose" da Banda Morfina Punk
Por Alexandre Martins
Postado em 01 de dezembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No vasto universo musical do norte do Brasil, região recentemente premiada no Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, a produção da artista nortista da periferia de Belém do Pará, Gaby Amarantos, desperta um interesse: "Que música vem da Amazônia e por que é tão pouco reconhecida?"
As vozes da diversidade e da realidade multicultural da Amazônia têm sons tão diferentes entre si que podem passar pelo premiado "TecnoShow" de Gaby Amarantos até a cena do rock independente do recente álbum "A Quarta Dose" da banda Morfina Punk. Do brega ao punk do norte brasileiro, há uma imensidão de Carimbós, Siriás, Guitarradas e tantos outros ritmos tradicionais e modernos que despertam a curiosidade e dariam muitas linhas sobre.
Só que aqui quero dar destaque à banda Morfina Punk, originária da região metropolitana de Belém e que conquistou um lugar protagonista na cena independente do estado do Pará e merecia alçar maiores voos, não só por suas letras questionadoras, mas também pelos riffs com muita melodia e atitude.
O punk rock sempre foi um gênero musical caracterizado pela sua subversão, rebeldia e uma sonoridade crua. Ele cabe na Amazônia? Sim, o Morfina sempre incorporou a música de protesto regional e universal, falou do desmatamento à guerra, dos impostos à desobediência civil, nesse novo momento, muitos elementos dessa diversidade ficam evidentes em seu quarto álbum de estúdio "A Quarta Dose" que vem do forno sem ressaca moral ou julgamentos, com letras apontadas para políticos, preconceitos, guerras, crise econômica e tantas outras questões urgentes.
O álbum da banda Morfina Punk já está disponível nas habituais plataformas de streaming e merece alguns destaques nas participações de Keila Monteiro na música "Sinais e Placas". Ela, que é ex-vocalista da banda "Coisa de Ninguém", banda citada pelo Jornal Folha de São Paulo: "Com uma verve mais revolucionária, a banda Coisa de Ninguém usa a música como munição política. A música é o instrumento para passar o que pensamos, diz a vocalista Keila Monteiro".
Outros destaques é a lenda do punk/hardcore/crossover Jayme Katarro, lendário vocalista da banda "Delinquentes", aparecendo na faixa "Alistamento", e Rael Self da maravilhosa banda Superself fazendo a faixa "Canção Sem Refrão", música que já ganhou vídeo clipe no YouTube oficial da banda Morfina Punk.
O ápice desse álbum, ou melhor, a Vitória-régia nessa produção, pela imponência e beleza, é a música "Comodismo Nunca Mais", cantada pelo baixista Cassiano Elias. Essa canção é velha conhecida das antigas "rockadas" nas tardes de domingo do underground paraense, tem uma letra poderosa por sua forte crítica política e a mais bela melodia dessa produção.
Uma, Duas, Três, Quatro doses... de cachaça de Jambú? Não, de Morfina Punk. Direto da talentosa, pouco premiada e na luta por ser preservada, a Amazônia!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Alírio Netto diz que estrear como vocalista do Angra no Bangers ficará marcado em sua história
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura
Ozzy Osbourne revela sua banda favorita de Heavy Metal
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses


