O megahit do Ultraje a Rigor inspirado em polêmico discurso do saudoso Pelé
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de janeiro de 2024
Em mais um vídeo da série "Enigmas do Rock", o escritor e youtuber Fabricio Mazocco contou a história do hit "Inútil", do Ultraje a Rigor, que saiu no disco "Nós Vamos Invadir Sua Praia", de 1985.
"Uma letra crítica e irônica que teve seu nascimento debaixo de um chuveiro e posteriormente se espalhou pelas ruas de todo o país durante a campanha das Diretas Já. O ano era 1982. O jovem Roger Rocha Moreira, integrante do grupo paulistano Ultraje a Rigor, tomava um banho e, como todos nós, começou a cantarolar uma frase em inglês, mais ou menos ‘why don't you’. A ideia evoluiu até chegar à palavra ‘inútil’. Naquele momento, ele se lembrou de um amigo que usava o português de forma inadequada. Isso inspirou a fusão ‘a gente somos inútil’. A faísca estava acesa, e Roger saiu do banho com a ideia para a letra da música.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
Roger recordou também de uma entrevista polêmica de Pelé, na qual o ícone do futebol afirmou que os brasileiros não sabiam votar. Essa declaração gerou críticas, mas Roger viu a oportunidade de usar isso na música. Ele incorporou críticas e ironias, explorando a ideia de incompetência em diversas situações, desde escolher um presidente até escovar os dentes. A música refletia a desilusão e a falta de habilidade do brasileiro em diversas áreas.
Em 1982, durante o regime militar, a censura era uma realidade, e Roger abordou isso na terceira estrofe, criticando as dificuldades nas artes, como gravar músicas, publicar livros e encenar peças. A referência à derrota na Copa de 1982, quando o Brasil perdeu para a Itália, também estava presente.
Com a música pronta, Roger levou-a para um ensaio, onde Edgard Scandurra, também do grupo Ira!, contribuiu com um icônico riff. A música começou a ser tocada em bares de São Paulo, até que o produtor Pena Schmit a ouviu e propôs gravá-la. O sucesso da música chamou a atenção de figuras como Ulisses Guimarães e até mesmo Herbert Viana, do Paralamas do Sucesso, que incluiu a música em seu repertório no Rock in Rio de 1985".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps