O megahit do Ultraje a Rigor inspirado em polêmico discurso do saudoso Pelé
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de janeiro de 2024
Em mais um vídeo da série "Enigmas do Rock", o escritor e youtuber Fabricio Mazocco contou a história do hit "Inútil", do Ultraje a Rigor, que saiu no disco "Nós Vamos Invadir Sua Praia", de 1985.
"Uma letra crítica e irônica que teve seu nascimento debaixo de um chuveiro e posteriormente se espalhou pelas ruas de todo o país durante a campanha das Diretas Já. O ano era 1982. O jovem Roger Rocha Moreira, integrante do grupo paulistano Ultraje a Rigor, tomava um banho e, como todos nós, começou a cantarolar uma frase em inglês, mais ou menos ‘why don't you’. A ideia evoluiu até chegar à palavra ‘inútil’. Naquele momento, ele se lembrou de um amigo que usava o português de forma inadequada. Isso inspirou a fusão ‘a gente somos inútil’. A faísca estava acesa, e Roger saiu do banho com a ideia para a letra da música.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
Roger recordou também de uma entrevista polêmica de Pelé, na qual o ícone do futebol afirmou que os brasileiros não sabiam votar. Essa declaração gerou críticas, mas Roger viu a oportunidade de usar isso na música. Ele incorporou críticas e ironias, explorando a ideia de incompetência em diversas situações, desde escolher um presidente até escovar os dentes. A música refletia a desilusão e a falta de habilidade do brasileiro em diversas áreas.
Em 1982, durante o regime militar, a censura era uma realidade, e Roger abordou isso na terceira estrofe, criticando as dificuldades nas artes, como gravar músicas, publicar livros e encenar peças. A referência à derrota na Copa de 1982, quando o Brasil perdeu para a Itália, também estava presente.
Com a música pronta, Roger levou-a para um ensaio, onde Edgard Scandurra, também do grupo Ira!, contribuiu com um icônico riff. A música começou a ser tocada em bares de São Paulo, até que o produtor Pena Schmit a ouviu e propôs gravá-la. O sucesso da música chamou a atenção de figuras como Ulisses Guimarães e até mesmo Herbert Viana, do Paralamas do Sucesso, que incluiu a música em seu repertório no Rock in Rio de 1985".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível

Paulo Ricardo revela a maior bizarrice feita pelo RPM e Ultraje nos bastidores


