As loucuras que os Titãs faziam quando tocavam no Chacrinha e apresentador adorava
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de janeiro de 2024
O apresentador Chacrinha foi muito importante não só para a televisão brasileira de forma geral como mais especificamente para ajudar a difundir o rock nacional dos anos 1980. Uma das bandas que costumava ir ao programa era os Titãs, com suas coreografias e figurinos pitorescos. Em entrevista ao Casão Pod Tudo, Paulo Miklos relembrou como eram as loucas apresentações da banda no programa do Velho Guerreiro.
Titãs - Mais Novidades
"Ensaiamos coreografias e também decidimos que usaríamos figurinos, algo que não fazíamos antes. Cada um se vestia e estava pronto para o rock and roll. Decidimos não fazer figurinos elaborados, pois, ao entrar no palco, havia tantas pessoas, como bailarinas, o cara varrendo, e outros personagens como o Chacrinha. Também precisávamos planejar o que fazer, pois não adiantava fingir que estávamos tocando.
Era playback. Lembro-me de uma vez que decidimos fazer algo diferente em vez da coreografia habitual. Decidimos deitar todos no chão e fazer um playback deitados! Passamos na farmácia, compramos algum creme, não sabíamos o que era, pintamos o rosto de branco, e usamos luvas de borracha branca. Entramos no palco de maneira totalmente aleatória, criando uma cena diferente. Começou a música e, de repente, todos caíram no chão, cantando lá. Chacrinha adorou a ideia, ficou nos observando enquanto estávamos deitados, e as câmeras filmavam tudo. Foi uma das lembranças mais incríveis, uma verdadeira loucura, mas o programa era assim".
Chacrinha e rockstars
Os programas de televisão proporcionaram grande visibilidade ao rock nacional, e o Capital Inicial não foi exceção. Em um vídeo no canal do YouTube, o vocalista Dinho Ouro Preto relembrou um episódio em que foram convidados para a atração de Chacrinha na Rede Globo. No entanto, surgiram problemas quando a produção impôs uma condição considerada "ofensiva e degradante" para a apresentação da banda. Confira o relato de Dinho abaixo.
"Chacrinha era um mundo fantástico e surreal. Na época, estávamos lançando nosso primeiro disco, e aconteceu um episódio estranho com o Capital Inicial. Ofereceram-nos a oportunidade de aparecer no programa, mas nos disseram que teríamos que gravar playbacks em diferentes bairros do subúrbio do Rio. Não compreendemos completamente, a produção afirmou que todos o faziam. Precisávamos filmar em diversos bares, indo de um bairro para outro a 300 km por hora, com os instrumentos no porta-malas. Tocávamos o playback da música que apresentaríamos no Chacrinha em bailes de diferentes bairros.
A plateia não estava interessada, não nos conhecia. Isso nos incomodou, e questionamos o propósito disso e quem se beneficiava. Consideramos isso ofensivo e degradante. Participamos apenas de uma noite e desistimos da segunda. A gravadora afirmou que se não nos apresentássemos, a Globo fecharia as portas e nossa carreira acabaria. Mesmo assim, recusamos o show, denunciamos o esquema para a Folha de S. Paulo e, quando a reportagem foi publicada, causou um escândalo na emissora. Eles negaram, alegaram falta de condições para nossa participação. Posteriormente, fomos chamados de volta, e acabamos aparecendo no Chacrinha de forma intermitente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência


O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A inacreditável música do Titãs que era a preferida de Renato Russo


