Astrônico mistura indie com ska em novo single "Calango"
Por Guilherme Moro
Postado em 19 de fevereiro de 2024
A banda de rock alternativo paulista Astrônico lançou, nesta quarta-feira, seu primeiro single de 2024: "Calango". A canção traz, com muita energia e experimentação, uma crítica à vida no interior do Brasil.
O trio, formado em Ribeirão Preto/SP, traz experiências e vivências próprias ao som. Na letra, o sentimento inicial de isolamento em relação às pessoas que vivem ao redor dá lugar a uma outra perspectiva.
Compositor da letra, o baixista e vocalista Pedro Borda explica que "‘Calango’ é uma daquelas músicas que surgem do nada. A sensação de não pertencimento na cidade em que você vive é muito sufocante, mas também pode ser algo muito poderoso quando você encontra gente esquisita igual a você e percebe que não está sozinho."
No decorrer da canção de três minutos, fica claro que as incertezas podem não sumir, mas tudo pode ficar mais leve quando se é diferente em grupo. Dessa forma, a Astrônico tenta se conectar com quem acaba, muitas vezes, não encontrando com o que se conectar nas cidades menores.
"No fundo, essa música é um abraço nas pessoas que se sentem assim. Todos somos calanguinhos. Nem precisei colocar muito pensamento nela, porque parece que esse sentimento simplesmente saiu de mim e resultou nessa letra", explica Borda.
Ska e indie:
Diferente de seu último single, "Outro Lugar", lançado no fim de 2023, e do EP de estreia "Infraluzes", de 2022, a Astrônico experimentou novos tipos de som em "Calango".
No novo single, o grupo apresenta forte influência do ska, mas sem deixar a psicodelia e o indie de lado. "Essa foi uma das primeiras músicas que a gente compôs e ela quase fez parte do ‘Infraluzes’, mas achamos que não encaixava tanto. Inicialmente, ela era bem ska, mas conseguimos diluir essa influência no que nós somos", conta o baterista Hugo Luque.
Além da sempre presente linha de bateria repleta de energia, "Calango" mostra um novo lado da Astrônico, com mais experimentações. "O Pedro sugeriu que a gente usasse um sintetizador, que dá para ouvir na introdução e em alguns outros pontos da música. A gente achou legal porque esse som específico lembra o jogo GTA San Andreas. Quem já jogou sabe que esse jogo tem um tom meio alaranjado, que se passa em uma paródia de Los Angeles, na Califórnia. O Orlando [Miotto, vocalista e guitarrista] gravou o sintetizador e conseguimos chegar à estética de Califórnia Brasileira, apelido de Ribeirão", acrescenta Luque.
Sobre Astrônico:
Formada em janeiro de 2022 a partir de outro grupo, a banda une certo intimismo com uma pegada vibrante da união entre rock alternativo e indie. Em sua segunda formação, o grupo é formado por Pedro Borda no baixo e nos vocais, Orlando Miotto na guitarra e nos vocais, além de Hugo Luque na bateria. As canções são compostas por todos os membros e o repertório autoral já sustenta um show completo com mais de uma hora, excluindo covers.
Amigos desde a infância, Luque e Borda criaram a banda Gramofone e a Nave Mãe durante a adolescência. Miotto chegou a integrar o grupo entre 2017 e 2021, mas com a dissolução do projeto, ficou no ar a necessidade de iniciar algo novo.
O primeiro EP do grupo, "Infraluzes", foi lançado em todas as plataformas no final do ano passado e ainda recebeu uma edição limitada mídia física.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano


Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
Pink Floyd - Perguntas e respostas e curiosidades
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"
Teoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?
Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas


