O artista brasileiro que Humberto Gessinger tatuaria o rosto, de tão fã que é
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 12 de fevereiro de 2024
Humberto Gessinger nunca escondeu que, embora a banda que ele liderou, o Engenheiros do Hawaii, seja classificada como "de rock", ele acha que ficar atrelado somente a este gênero causa uma certa limitação: "Eu acho que fazemos MPB. Não sei se somos pesados o suficiente para sermos rock, por outro lado a gente não é tão volúvel como é o pop. Se eu pudesse escolher entre o pop e o rock, eu escolheria o rock, por não ser tão baseado em fotografias, rostos e danças, e sim mais no som mesmo. Teve um ícone que guiou muito os Engenheiros, que é o rock progressivo dos anos 70, cuja influência se fez notar bastante na segunda formação da banda, essa coisa do trio".
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Inclusive, quando ele listou os álbuns que moldaram a sua personalidade, colocou no meio trabalhos de artistas como Chico Buarque, Pink Floyd e Jacob do Bandolim ("a única coisa que estudei na minha vida foi Bandolim, eu queria tocar Chorinho", disse), o que comprova a profunda ligação que Humberto tem com a MPB.
Então, quando participou do programa Cidade do Rock da Rádio Cidade, apresentado por Charles Gavin (ex-Titãs), Humberto respondeu à pergunta feita por um ouvinte, sobre qual seria o seu maior ídolo da música.
"Boa pergunta! Se tivesse que escolher um era o Gilberto Gil. O cara que eu tatuaria o rosto é o Gilberto Gil", disse Humberto, contando em seguida que outros artistas que ele poderia tatuar ao lado de GG como Roger Waters ou Joni Mitchell são pessoas que ele admira pelo que ele chama de "vertente da composição".
Humberto conta ainda que sempre que descobre um artista ele faz questão de ouvir toda a discografia, citando então trabalhos de Caetano Veloso e Chico Buarque, mas deixando claro em seguida que Gilberto Gil, para ele, está no topo: "Porque Gil é mais do que um baita músico, Gil é esperança". E Humberto comenta ainda: "Às vezes eu vejo discutindo a arte desses caras do ponto de vista que ignora uma coisa fundamental: esses caras meio que inventaram o Brasil".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps