O clássico dos anos 1970 que na época foi chamado de "mingau mal-concebido"
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de março de 2024
Em vídeo no seu canal no YouTube, Julio Ettore destrincha a história do hit "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin.
"Ela foi chamada de ‘catatônica’, ‘mingau mal-concebido’ e ‘pretensiosa’ pela crítica. Ainda assim, tornou-se um hino do rock'n'roll. O Led Zeppelin queria uma música pra substituir ‘Dazed and Confused’, do primeiro LP. Jimmy Page buscou inspiração em Bach e, ao longo de meses, fez os diferentes pedaços. Ok, a inspiração pode não ter sido Bach...
O fato é que a canção foi gravada em dois estúdios, sendo finalizada num casarão, em 1971, onde o Led gravou o disco IV. Page apresentou a canção, ensaiou com Bonham e Jones e, enquanto eles tocavam e gravavam a base definitiva, Robert Plant anotava as linhas no papel, sentado.
Ele andava lendo um livro sobre crenças dos povos celtas britânicos e achou que combinava com aquele instrumental. Fez versos sobre um flautista, uma floresta que ri, uma dama que emite luz branca, a Rainha de Maio... Muito tempo depois, ele revelou que, nesta letra, procurou estimular a juventude consumista e gananciosa do boom econômico dos anos 70 a olhar para a comunhão dos povos antigos com a natureza. Era sobre pegar leve na ambição - pra desespero de quem procura códigos e enigmas.
A canção foi executada, pela primeira vez, em março daquele ano na Irlanda do Norte. Público quieto, mas aplausos ao fim. Ela só foi alçada ao status de hino, mesmo, quando cruzou o Atlântico. A mais tocada nos EUA em todos os anos 70. A década virou e "Stairway to Heaven" continuou rendendo. Na Califórnia, descobriram mensagens "satânicas" rodando o disco ao contrário. Pior que parece mesmo. Mas não deu em nada - o demônio inventou o death metal e ninguém reclamou.
O calvário desta música seguiu num um julgamento de 6 anos nos Estados Unidos. Jimmy Page teria copiado a introdução da instrumental "Taurus", lançada em 68 pelo Spirit (companheiros de turnê do Led naquele tempo, aliás). Mas o Led Zeppelin foi inocentado em 2020".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps