Novo álbum do Darkthrone terá "vocais limpos incríveis" do Fenriz; confira o trailer
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de março de 2024
O primeiro aperto de mão em 35 anos de parceria celebrou o fim das gravações do novo disco do Darkthrone. "Ted (Nocturno Culto) nunca havia apertado minha mão. Isso diz tudo sobre o disco", afirmou Fenriz
Pioneiros de um som que mudou o mundo. Uma dupla enigmática como nenhuma outra, decidida a assombrar almas pelas eternidades. Há muitas coisas que o Darkthrone foi chamado desde a sua formação em 1986 e estas são apenas algumas, vindo de um poço criativo tão potente e poderoso que os transformou numa das maiores exportações musicais da Noruega. Seguindo seu álbum de estreia, "Soulside Journey", os próximos três álbuns, muitas vezes chamados de "os três profanos", estabeleceram a referência para o black metal no início dos anos 90, embora eles nunca tenham sido do tipo que se baseiam em tais louros — destilando elementos do punk, doom, thrash e death em sua própria impressão sonora e continuando a testar essa equação ao longo dos anos. Tem sido uma jornada e tanto, tendo conquistado a dupla enigmática Nocturno e Fenriz legiões de fãs leais em todo o mundo. Esta tradição só continuará com sua próxima obra, "It Beckons Us All".
Com lançamento previsto para o dia 26 de abril de 2024, pela gravadora Peaceville, o novo disco é uma observação intensa do mundo ao seu redor — empolgando e desafiando o ouvinte na mesma medida, da maneira que só eles conseguem. Alguns dos riffs uivam por uma galeria de gelo e neve, enquanto outros estalam como um vulcão despertando de seu sono atemporal, os sons demoníacos do Nocturno Culto ricocheteando nas estruturas inebriantes quase como se estivessem irradiando de uma galáxia distante. Como o Darkthrone nos mostrou tantas vezes no passado, a sua música é o mais visual possível — evocando imagens tangíveis através do som. "Estou tendo dificuldades para expressar em palavras meus sentimentos pessoais em torno do título existencial 'It Beckons Us All', só posso esperar que outros possam sentir a escuridão que o envolve", pondera Fenriz.
Confira uma amostra do disco e algumas palavras de Fenriz a respeito no player abaixo.
Sem medo de se aventurar além dos limites do modelo de metal extremo que eles ajudaram a criar, há momentos em "It Beckons Us All" que irão deslumbrar e surpreender, bem como satisfazer os fãs dos discos mais antigos. Nocturno comentou: "Gravamos da maneira que sempre fazemos, ao vivo, ou seja, bateria e guitarra, com outra guitarra adicionada posteriormente. Encontramos uma nova mudança durante esse processo que certamente beneficiou o álbum. Fenriz fez vocais limpos incríveis em várias músicas, e sua maneira de pensar criativamente tornou excelente. Também dividimos o trabalho do baixo desta vez. Adicionamos muitas camadas extras, como guitarras solo. Foi um caldeirão de ideias. Ao invés de encontrar um plugin ou patch de sintetizador de coros, ambos gravamos quatro faixas vocais cada. Darkthrone é uma banda em constante evolução, como muitos já devem saber, e este álbum toca um pouco no gênero heavy. Não tenho ideia de qual gênero somos e realmente não me importo muito com isso, mas tenho certeza que é metal."
"It Beckons Us All" foi gravado em abril e maio de 2023 no Chaka Khan Studios em Oslo, o mesmo local usado para os álbuns "Eternal Hails" e "Astral Fortress", masterizado por Jack Control no Enormous Door, com arte cortesia do artista polonês Zbigniew Bielak. Confira abaixo um trailer do disco, além da capa e lista de faixas.
1. Howling Primitive Colonies (06:30)
2. Eon 3 (05:43)
3. Black Dawn Affiliation (06:11)
4. And In That Moment I Knew The Answer (03:17)
5. The Bird People Of Nordland (07:27)
6. The Heavy Hand (04:18)
7. The Lone Pines Of The Lost Planet (10:03)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps