Ace Frehley lista e comenta os cinco álbuns que ele não vive sem
Por André Garcia
Postado em 11 de março de 2024
Lenda do hardão setentista, Ace Frehley surgiu como co-fundador do Kiss em 1973 — sempre com sua maquiagem de ser espacial empunhando uma Les Paul com três captadores humbuckers. Nascido em 1951, ele aprendeu a tocar guitarra na segunda metade da década de 60 e foi muito impactado pelos pioneiros do rock pesado, como Led Zeppelin, Cream e Jimi Hendrix.
Promovendo seu novo álbum solo "10,000 Volts", Ace à SPIN listou e comentou cinco álbuns que considera essenciais. Curiosamente, toda sua lista foi composta por álbuns de estreia.
1. Are You Experienced - Jimi Hendrix Experience
"Eu costumava andar pelo colégio com esse [álbum] debaixo do braço e ficava olhando para ele. Não sei o que tinha de tão fascinante naquela capa, mas é bem interessante. Ironicamente, em 1970, teve um show [de Hendrix] pela paz na Randall's Island, em Manhattan. Eu me esgueirei pelos bastidores e me botaram para trabalhar como roadie. Acabei montando a bateria de Mitch Mitchell, do Jimi Hendrix Experience. Sei que isso parece lorota. Eu conto a história para as pessoas e elas dizem 'Isso é impossível'."
2. Led Zeppelin - Led Zeppelin
"Eu me apaixonei pelo Zeppelin desde a primeira nota que ouvi. Jimmy Page é um dos meus guitarristas favoritos. [Quando moleque] eu estava determinado a tirar todos os solos dele. Naquela época, eu tinha que diminuir a velocidade do disco [risos] porque alguns dos solos eram muito rápidos. Eu só conseguia entender as notas se diminuísse a velocidade do disco [...], mas era muito chato porque alterava o tom. Tinha que mudar a afinação a guitarra; hoje, com o som digital, você pode diminuir a velocidade de uma música, mas a afinação continua a mesma."
3. Fresh Cream - Cream
"Quando eu tinha 15 anos, decidi largar a escola e ir a Manhattan com alguns amigos para ver Mitch Ryder & The Detroit Wheels. Eu era fã do guitarrista, Jim McCarty, que por acaso é um grande amigo meu. Até acabamos nos conhecendo e fizemos uma turnê juntos [nos anos 80] quando eu estava com o Frehley's Comet. Do que eu estava falando mesmo? Ah! Eu estava em um show que Mitch Ryder & The Detroit Wheels era a atração principal, eis que os dois shows de abertura eram The Who e Cream. Foi muito louco! Aquela foi a primeira turnê deles nos Estados Unidos, então ninguém sabia quem eles eram… inclusive eu! Eu fiquei simplesmente hipnotizado. Eu disse 'Essas bandas vão ser incríveis'. O resto é história.ä
4. My Generation - The Who
"Quando vi o The Who ao vivo pela primeira vez, Keith Moon destruiu sua bateria, Pete Townshend ficou batendo a guitarra nos amplificadores, explodiram bombas de fumaça… eu soube imediatamente que queria fazer parte de uma banda de rock teatral. Aquilo foi uma grande influência para mim. Quando fui ver, estava no Kiss, usando maquiagem e bombas de fumaça, fogo, explosões... Uma loucura. Era como se fosse o destino."
5. Truth - Jeff Beck
"Eu o conheci e tenho uma foto minha com ele. Ele foi muito gentil. Ele estava tocando em um pequeno clube em Manhattan. Quero dizer, ninguém toca como Jeff Beck. Ele era tipo Hendrix. Acho que, tecnicamente, ele era até melhor que Hendrix. Hendrix era muito bom, mas não é tão famoso por seu trabalho com a guitarra quanto é por seu estilo inovador e sua maneira de tocar. Ninguém consegue copiar Hendrix corretamente, assim como ninguém consegue me copiar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps