As impressões de Rafael Bittencourt sobre a saída de Kiko Loureiro do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de março de 2024
O músico brasileiro Rafael Bittencourt, guitarrista e líder da banda de Power Metal Angra, participou do programa Ibagenscast, em edição que foi ao ar na última segunda-feira (4 de março). Rafael falou, entre outros assuntos, sobre uma notícia que agitou o mundo do Metal no segundo semestre de 2023: a saída do guitarrista Kiko Loureiro (um dos membros originais do Angra) do Megadeth.
Megadeth - Mais Novidades
Rafael, que foi parceiro musical de Kiko por mais de 20 anos, afirmou que ficou feliz com a decisão tomada pelo colega, como é possível conferir a seguir.
"A gente conversa bastante. Eu sabia [que ele iria sair do Megadeth]. Eu fiquei muito feliz por ele, né? Eu fiquei muito feliz por ele. O Kiko é um grande artista, um grande guitarrista, um cara que realmente construiu a posição que ele está hoje, por merecimento, talento, trabalho", afirmou Rafael.
"Em termos artísticos, especialmente, eu acho que agora ele vai poder trazer muito mais coisa legal pra gente do que dentro do Megadeth, porque eu acho que dentro do Megadeth é um pouquinho mais previsível o tipo de música que ele vai fazer, né? Ele não vai fazer um Blues, ele não vai fazer um Jazz, ele não vai fazer MPB, ele não vai fazer mistura de nada. Ele vai pegar um formato que já existe dentro do Megadeth, vai acrescentar com o talento dele, claro, mas acho que artisticamente agora ele tá livre pra fazer muita coisa. E eu sou fã, além de amigo, eu sou muito fã do Kiko, eu gosto muito do jeito que ele toca, do jeito que compõe", complementou o guitarrista.
Kiko Loureiro e o Megadeth
Após passar mais de 20 anos como guitarrista do Angra, Kiko Loureiro se juntou ao Megadeth em 2015. Enquanto fez parte da banda liderada por Dave Mustaine, Kiko gravou os álbuns "Dystopia" e "The Sick, The Dying…And The Dead!", lançados respectivamente em janeiro de 2016 e setembro de 2022.
Kiko Loureiro decidiu sair do Megadeth em 2023, por razões familiares.
"Em setembro, tive que me afastar da parte norte-americana da turnê por motivos familiares. Olhando para o futuro, durante 2024, prevemos uma agenda de turnês ainda mais pesada para o Megadeth. Após profunda reflexão e discussões com Dave Mustaine e a gestão do Megadeth, concordamos coletivamente que é a decisão certa prolongar minha ausência. Não quero atrapalhar nenhum plano da banda ou o trabalho duro de todas as pessoas incríveis envolvidas na turnê.
Meus nove anos com o Megadeth foram uma jornada inacreditável, repleta de incontáveis momentos que precisei me beliscar. Turnês inesquecíveis, um prêmio Grammy por 'Dystopia', uma indicação ao Grammy e vários elogios por 'The Sick, The Dying, And The Dead' são apenas alguns dos destaques. É difícil colocar em palavras a magnitude destas experiências. Tenho certeza de que qualquer fã de heavy metal pode apreciar o quão incrível é tocar e criar música em uma banda que você cresceu ouvindo e dividir o palco com uma lenda da guitarra como Dave Mustaine junto com músicos fenomenais como James LoMenzo e Dirk Verbeuren, sem mencionar nossa incrível equipe. No entanto, o aspecto mais querido desses nove anos foi conhecer o incrível exército de fãs devotos do Megadeth ao redor do mundo. Sua dedicação é inspiradora e tenho imensa admiração e respeito por todos", escreveu Kiko, em postagem publicada nas suas mídias digitais.
Em janeiro de 2024, Kiko concedeu entrevista à Guitar World e falou mais sobre a sua saída do Megadeth.
"Isso [a saída do Megadeth] surgiu de uma longa conversa sobre meus sentimentos em relação à minha vida - não se tratava de querer ficar livre do Megadeth de uma forma ruim. Sei que muitas pessoas não podem deixar seus empregos e optar por ficar desempregadas, mas eu tinha duas opções viáveis: estar no Megadeth ou não. Escolhi minha vida pessoal.
As pessoas provavelmente diziam: ‘Ah, se ele ficar, vai ficar lá mais tempo do que Marty [Friedman, guitarrista da formação clássica do Megadeth]’, ou qualquer outra coisa matemática que as pessoas gostam de fazer. Não importa o que acontecesse, as pessoas [eventualmente] diriam: ‘Kiko já passou da data de vencimento’. Algumas bandas são mais estáveis e outras continuam trocando de integrantes. É o que funciona, sabe?
É raro que uma banda fique junta para sempre, como o U2 ou o Rush. Portanto, nove anos foi [um tempo] bom, e eu me saí bem. Poderia ter sido mais, mas eu precisava sair por motivos pessoais. Eu tinha a liberdade de escolher se queria ficar ou sair. Fiz minha escolha. Sem arrependimentos", disse Kiko.
O guitarrista finlandês Teemu Mäntysaari foi escolhido como o substituto de Kiko Loureiro e está fazendo shows com o Megadeth desde o ano passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Cinco curiosidades sobre Teemu Mäntysaari, o novo guitarrista do Megadeth
David Ellefson admite que Megadeth "jogou o jogo" na fase do álbum "Risk"
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Megadeth anuncia turnê pelo Canadá com Exodus e Anthrax
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Dave Mustaine, do Megadeth, explica por que não usa guitarras de sete cordas
Roadrunner: os álbuns mais desprezados de todos os tempos


