A música do Metallica em que James Hetfield coloca pra fora a raiva que sente pela sua família
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de abril de 2024
O músico californiano James Hetfield é guitarrista, vocalista, compositor e membro fundador do Metallica, grupo que é um dos nomes mais emblemáticos da história do Metal. Em atividade há mais de 40 anos, James Hetfield é uma estrela do Rock e possui uma vida profissional estabilizada. Por outro lado, a vida pessoal do frontman do Metallica nem sempre foi um mar de rosas.
James viveu dias complicados nos primeiros anos de sua vida e passou por dois traumas: o abandono do pai e a doença da mãe, Cynthia. Adepta da Ciência Cristã, Cynthia morreu de câncer, doença que ela não quis tratar por conta de sua religião. James era adolescente quando sua mãe faleceu.
"Papai foi embora e por meses e meses não tínhamos ideia de que ele não voltaria. Minha mãe disse que ele estava em viagem de negócios e finalmente contou a verdade. Senti o medo de ser o homem da casa também, e não saber o que fazer, senti que não aprendi o suficiente com meu pai, que ele não estava lá para mim. Tudo aquilo foi se acumulando. Senti muito ódio dele. Ele nem se despediu.
Minha mãe faleceu cerca de três anos depois disso. Eu atribuo isso muito ao desconforto com o divórcio e a turbulência. Foi muito traumático (...). Ela não estava interessada em descobrir o que era. Vimos minha mãe definhar. Minha irmã e eu nos olhávamos e não podíamos dizer nada. Meus irmãos tinham idade suficiente para entender isso e finalmente disseram: ‘Algo está muito errado. Vamos conseguir ajuda para ela’. Mas era tarde demais. Ela morreu de câncer", relatou James, durante entrevista concedida à Guitar World.
Como era de se imaginar, James ficou marcado pelos acontecimentos acima citados. Todos os sentimentos ruins proporcionados pelo abandono do pai e pela precoce morte da mãe acabaram virando uma das músicas mais furiosas do Metallica: "Dyers Eve".
Faixa que encerra "...And Justice For All", "Dyers Eve" foi descrita por Hetfield como "desprezo puro", em uma entrevista que ele concedeu à edição brasileira da revista Rolling Stone.
"‘Dyers Eve’ retrata uma criança que foi protegida da maior parte do mundo exterior, como eu estava com esta religião na qual meus pais estavam envolvidos, a Ciência Cristã. Isso me afastou de muitas crianças da escola", afirmou James.
Segundo matéria publicada no site Songfacts, James disse que há muita culpa na música. "Essa música era sobre estar em um casulo, e agora que estou sozinho, oh, meu Deus, o mundo está me chocando. Não sei como lidar com essas coisas. Não sei lidar com o luto, a pobreza, o confronto. Como viver sozinho, depois que o pai foi embora e a mãe morreu."
Embora tenha sido lançada em 1988, "Dyers Eve" foi tocada ao vivo pela primeira vez em março de 2004. A música não apareceu em um show do grupo desde novembro de 2010.
"...And Justice For All" é o quarto disco de estúdio do Metallica e foi lançado no segundo semestre de 1988. O álbum foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted (baixo) e Lars Ulrich (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps