O álbum do Radiohead que Thom Yorke gostaria de regravar: "As músicas sofreram"
Por André Garcia
Postado em 30 de maio de 2024
Com a sequência "OK Computer" (1997), "Kid A" (2000) e "Amnesiac" (2001), o Radiohead chegou ao estrelato reinventando a si mesmo (e a todo o rock alternativo) a cada novo lançamento. Depois dali, entretanto, os tempos mudaram e a banda se viu em um evidente fim de ciclo.
"Hail to the Thief" (2003) foi muito aguardado como o primeiro passo da nova jornada do quarteto, mas Thom Yorke tem uma relação de amor e ódio com ele por ter adorado as composições, mas detestado os rumos da produção.
Tanto que em entrevista de 2006 para a Spin, Yorke confessou se tratar de um disco que ele queria regravar.
"De todos os discos que fizemos, [esse é o que] eu talvez mudasse a lista de faixas. Acho que demos uma pirada quando a montamos. 'There There' é incrível, e '2+2=5' é boa, mas, como diz Nigel [Godrich, o produtor], eu gostaria de ter refeito. A gente quis fazer as coisas correndo, e acho que as músicas sofreram. [Mas] fazia parte do experimento. Todo disco é parte de um experimento."
Sobre as gravações do álbum, em outra entrevista de 2003 ele definiu como um "pesadelo", mas exaltou a faixa "Sail to the Moon".
"Para mim a banda fez algo incrível. Eu nunca pensei que conseguiríamos fazer ela decolar por toda a contagem de tempo, que é muito engraçada. Quero dizer, acho que você não consegue ouvir, talvez as pessoas não consigam ouvir, mas é um pesadelo total. E todo mundo tinha que contar até o fim: 'Ok, este [verso] é o 7, este é o 6, este é o 5, bla bla bla…' Só que não soa assim, eles fizeram parecer que saía sem esforço. Fiquei muito feliz com ela, muito orgulhoso."
Apesar de ter sido muito aguardado, o lançamento de "Hail to the Thief" acabou virando mais notícia pelo fato de ter sido vazado na internet 10 semanas antes e chegar às lojas — o que não o impediu de chegar ao topo das paradas e bater disco de platina no Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps