O álbum do Radiohead que Thom Yorke gostaria de regravar: "As músicas sofreram"
Por André Garcia
Postado em 30 de maio de 2024
Com a sequência "OK Computer" (1997), "Kid A" (2000) e "Amnesiac" (2001), o Radiohead chegou ao estrelato reinventando a si mesmo (e a todo o rock alternativo) a cada novo lançamento. Depois dali, entretanto, os tempos mudaram e a banda se viu em um evidente fim de ciclo.
"Hail to the Thief" (2003) foi muito aguardado como o primeiro passo da nova jornada do quarteto, mas Thom Yorke tem uma relação de amor e ódio com ele por ter adorado as composições, mas detestado os rumos da produção.
Radiohead - Mais Novidades
Tanto que em entrevista de 2006 para a Spin, Yorke confessou se tratar de um disco que ele queria regravar.
"De todos os discos que fizemos, [esse é o que] eu talvez mudasse a lista de faixas. Acho que demos uma pirada quando a montamos. 'There There' é incrível, e '2+2=5' é boa, mas, como diz Nigel [Godrich, o produtor], eu gostaria de ter refeito. A gente quis fazer as coisas correndo, e acho que as músicas sofreram. [Mas] fazia parte do experimento. Todo disco é parte de um experimento."
Sobre as gravações do álbum, em outra entrevista de 2003 ele definiu como um "pesadelo", mas exaltou a faixa "Sail to the Moon".
"Para mim a banda fez algo incrível. Eu nunca pensei que conseguiríamos fazer ela decolar por toda a contagem de tempo, que é muito engraçada. Quero dizer, acho que você não consegue ouvir, talvez as pessoas não consigam ouvir, mas é um pesadelo total. E todo mundo tinha que contar até o fim: 'Ok, este [verso] é o 7, este é o 6, este é o 5, bla bla bla…' Só que não soa assim, eles fizeram parecer que saía sem esforço. Fiquei muito feliz com ela, muito orgulhoso."
Apesar de ter sido muito aguardado, o lançamento de "Hail to the Thief" acabou virando mais notícia pelo fato de ter sido vazado na internet 10 semanas antes e chegar às lojas — o que não o impediu de chegar ao topo das paradas e bater disco de platina no Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Músicos do Children of Bodom fazem show em homenagem a Alexi Laiho
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal



As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)


