O álbum do Radiohead que Thom Yorke gostaria de regravar: "As músicas sofreram"
Por André Garcia
Postado em 30 de maio de 2024
Com a sequência "OK Computer" (1997), "Kid A" (2000) e "Amnesiac" (2001), o Radiohead chegou ao estrelato reinventando a si mesmo (e a todo o rock alternativo) a cada novo lançamento. Depois dali, entretanto, os tempos mudaram e a banda se viu em um evidente fim de ciclo.
"Hail to the Thief" (2003) foi muito aguardado como o primeiro passo da nova jornada do quarteto, mas Thom Yorke tem uma relação de amor e ódio com ele por ter adorado as composições, mas detestado os rumos da produção.
Radiohead - Mais Novidades
Tanto que em entrevista de 2006 para a Spin, Yorke confessou se tratar de um disco que ele queria regravar.
"De todos os discos que fizemos, [esse é o que] eu talvez mudasse a lista de faixas. Acho que demos uma pirada quando a montamos. 'There There' é incrível, e '2+2=5' é boa, mas, como diz Nigel [Godrich, o produtor], eu gostaria de ter refeito. A gente quis fazer as coisas correndo, e acho que as músicas sofreram. [Mas] fazia parte do experimento. Todo disco é parte de um experimento."
Sobre as gravações do álbum, em outra entrevista de 2003 ele definiu como um "pesadelo", mas exaltou a faixa "Sail to the Moon".
"Para mim a banda fez algo incrível. Eu nunca pensei que conseguiríamos fazer ela decolar por toda a contagem de tempo, que é muito engraçada. Quero dizer, acho que você não consegue ouvir, talvez as pessoas não consigam ouvir, mas é um pesadelo total. E todo mundo tinha que contar até o fim: 'Ok, este [verso] é o 7, este é o 6, este é o 5, bla bla bla…' Só que não soa assim, eles fizeram parecer que saía sem esforço. Fiquei muito feliz com ela, muito orgulhoso."
Apesar de ter sido muito aguardado, o lançamento de "Hail to the Thief" acabou virando mais notícia pelo fato de ter sido vazado na internet 10 semanas antes e chegar às lojas — o que não o impediu de chegar ao topo das paradas e bater disco de platina no Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest

As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Rate Your Music: os melhores discos de todos os tempos


