James Hetfield volta a refletir sobre ansiedade e superação do medo do palco na nova tour
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de maio de 2024
James Hetfield, vocalista e guitarrista do Metallica, voltou a refletir sobre medo e ansiedade em entrevista publicada pela Ultimate Guitar.
"Nos últimos meses, eu diria que acontece a coisa normal, onde começo a duvidar de mim mesmo. Começo a me sentir inseguro, pensando: 'Bem, estamos velhos, não podemos fazer isso, blá blá blá,' — toda essa besteira que todos dizem a si mesmos antes de fazer algo de que se importam."
Ele acrescentou: "Então, tendo os pesadelos [sobre como] sou o único que se importa com o que estamos fazendo aqui. 'Onde está todo mundo?' Eu apareço no show, todos estão brincando, ou há 200 pessoas nos bastidores e [pensando], 'Onde estão minhas coisas? Onde está o setlist? Quais músicas vamos tocar?' E então, coisas típicas como o braço da guitarra ser feito de borracha e ter apenas duas cordas. E, 'Onde está meu roadie?', e o cabo da guitarra não me deixa chegar ao microfone. Coisas bobas assim. Isso tem que acontecer, e eu não fico nervoso com isso. Tudo o que você faz é praticar, e então a confiança volta rapidamente."
Agora, no entanto, Hetfield observa como ele aprendeu a confiar no processo e a não deixar que tais pensamentos e pesadelos o dominem: "É parte do ciclo; simplesmente é. Você tem um acúmulo de ansiedade, e não deixe isso te dominar porque você tem esse equilíbrio de ansiedade e fé. E assim que você sobe no palco, tudo vai ficar bem. O nível de ansiedade estava fora de controle".
Esta primavera vê o Metallica retornar à sua atual "M72 World Tour", lançada em apoio ao seu mais recente álbum de estúdio "72 Seasons", após quase seis meses de pausa. Perguntado sobre como ele se sente ao voltar à estrada na Europa após um hiato tão longo, Papa Het disse:
"O que estou prestes a enfrentar é algo conhecido. Eu sei o tamanho do palco, sei que temos intervalos aqui e ali, sei no que estamos nos metendo." Embora agora tenha a experiência para se sentir confiante sobre isso, Hetfield lembrou como foi assustador pisar no palco do "M72" pela primeira vez, mesmo tendo participado ativamente do seu design:
"Entre aquele tempo e ver isso realmente construído onde é meio tarde demais, [pensando], 'Oh, merda, essa coisa é tão grande. O nível de ansiedade estava fora de controle no início da turnê 'M72'. Tipo, como vamos cobrir esse palco? E, claro, meu ego dizendo, 'Bem, os outros caras não precisam cantar. Eles não precisam correr para lá, eles não precisam fazer tudo isso. Ah, ninguém sabe das minhas preocupações e de todos os medos...'"
"Mas assim que compartilho isso com os outros caras, eles dizem, 'Sim, mas eu tenho isso, e eu tenho aquilo.' É tipo, 'Oh, tá bom. Eu quero minhas preocupações de volta [risos].' Então, é algo conhecido. Sabemos o que estamos enfrentando. E sabemos em que forma precisamos estar. E agora, é só diversão. Nós quebramos esse palco, ele está bem gasto, e funcionou fantasticamente. E então, só temos que voltar para ele e fazer o que fazemos de melhor."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps