Vocalista do Avatar explica por que existem tantas bandas na Suécia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de maio de 2024
A Suécia é um país europeu com muita tradição dentro do universo do Rock e do Heavy Metal. Europe, Ghost, Hammerfall, In Flames, Soilwork, Entombed, Amon Amarth, Arch Enemy, At The Gates, Candlemass, Dark Tranquillity e Evergrey são alguns grupos que foram formados na Suécia.
Outra grande banda que veio da Suécia é o Avatar, que abriu três shows que o Iron Maiden fez em solo brasileiro no segundo semestre de 2022 e foi uma das atrações do Summer Breeze Brasil 2024.

Johannes Eckerström, vocalista do Avatar, participou do programa The Rizzuto Show, produzido e veiculado pela estação de rádio norte-americana 105.7 The Point. Durante o bate-papo, Johannes explicou por quais razões existem tantas bandas na Suécia.
"Tenho uma resposta longa e séria para isso. Na Suécia, após a Segunda Guerra Mundial, existe um tipo de programa pós-escola - acho que é difícil encontrar um equivalente para o que seria em um sistema americano - em que todos os municípios abriram escolas de música. Não faz parte da escola e do currículo escolar; é apenas um lugar onde você pode ir e aprender a tocar um instrumento. E isso é super subsidiado e está disponível basicamente para todos.
No primeiro ano, você pode pegar um instrumento emprestado de graça e, no segundo ano, se continuar, poderá comprar coisas com muito subsídio. E, inicialmente, são apenas 20 minutos por semana com um professor de música, tocando ‘Mary Had A Little Lamb’ em um violino ou algo assim, mas a partir daí o programa continua crescendo. Se você for atraído por isso, a educação musical vai muito longe, simplesmente como uma coisa divertida para as crianças fazerem depois da escola, como se estivessem jogando na liga infantil ou algo assim, mas para música. E isso está pronta e amplamente disponível, o que significa que muitas crianças suecas podem ter um gostinho disso", relatou Johannes.
"Quase todos do Avatar, antes de nos conhecermos (...), um de nós tocava clarinete, outro flauta, outro trombone nas mesmas orquestras infantis que tocavam interpretações horríveis de ‘Meet The Flintstones’, na verdade (...). Então, através daquela turma do ‘Meet The Flintstones’, quando você tinha 10 anos de idade, isso leva à adolescência, quando, de repente, as pessoas deixam o cabelo crescer e usam camisetas do Metallica, do Iron Maiden, então, você pode formar bandas. Então, essa é uma grande parte da história", concluiu o frontman.
O trabalho mais recente do Avatar é "Dance Devil Dance", lançado em fevereiro de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"



