O álbum de Bob Dylan que foi o "mais próximo que cheguei do som que ouço em minha mente"
Por André Garcia
Postado em 12 de maio de 2024
Em 1978, aos 37 anos Bob Dylan já era um veterano, que havia rodado o mundo com seu violão (ou guitarra) e lançava seu 18º álbum, "Street Legal". Por sua sonoridade mais pop rock e pela falta de um hit como "Hurricane", ele não caiu nas graças dos críticos — ao contrário de seu antecessor, o clássico "Desire" (1976).
Bob Dylan - Mais Novidades
Foi nessa época que o trovador americano deu uma entrevista para a saudosa revista Playboy, onde, entre outras coisas, revelou qual de seus quase 20 discos mais o agradou em termos de sonoridade.
"[Enquanto componho] sempre ouço [em minha cabeça os] outros instrumentos, como eles devem soar. O mais próximo que já cheguei do som que ouço em minha mente foi [...] no álbum 'Blonde on Blonde'. É aquele som fino, aquele som de mercúrio selvagem. É metálico e brilhante como ouro, com o que quer que evoque. Aquele é o meu som".
"[Só que] não consegui obter [aquele som] sempre. Na maioria das vezes, me guiei por uma combinação de violão, gaita e órgão, mas agora estou entrando em um território que tem mais percussão e ritmos de soul."
Dylan atribuiu sua dificuldade para manter repetir a sonoridade de um álbum à sua dificuldade de manter um grupo de músicos focados por muito tempo:
"As pessoas mudam, sabe? Se espalham por todas as direções. A vida das pessoas complica. Elas tendem a ter mais distrações e, por isso, não conseguem se concentrar naquele propósito em particular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Os 10 melhores álbuns do DSBM em uma lista para checar sua saúde mental
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


O fabuloso cantor que escolheu Bob Dylan como seu vocalista preferido
As três coisas que sempre irritam Bob Dylan, segundo o próprio
Os dois artistas que Bob Dylan considerava "relíquias do passado" nos anos 1980
Bono explica como Bob Dylan influenciou mudança do U2 em "Rattle and Hum"
As "traições do movimento" mais emblemáticas do rock 'n roll
Suzi Quatro comenta o álbum de Bob Dylan que a deixou "viciada para a vida toda"


