As curiosidades das quatro músicas que falam sobre festas de arromba do rock brasileiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de junho de 2024
Em novo vídeo do canal Enigmas do Rock, Fabrício Mazzoco conta sobre as quatro músicas com o tema de "festas de arromba do rock brasileiro".
"A música brasileira sempre foi uma festa, e isso é inegável. No entanto, cada um tem uma visão diferente dessa celebração. Existem quatro músicas que abordam esse tema: "Festa de Arromba" de Erasmo e Roberto Carlos, "Arrombou a Festa 1 e 2" de Rita Lee, e "Festa da Música" de Gabriel O Pensador.
Era novembro de 1964, e Erasmo Carlos e Roberto Carlos estavam no auge do sucesso com a Jovem Guarda. Eles foram convidados para participar de duas grandes festas: uma edição especial da Discoteca do Chacrinha, da TV Rio, e a entrega do prêmio Favoritos da Nova Geração da Rádio Guanabara. Ambas as festas eram muito sofisticadas e, para uma delas, até alugaram um Calhambeque para Roberto Carlos chegar em grande estilo.
No meio da festa, Erasmo Carlos, impressionado com a quantidade de gente e a animação, imaginou uma letra sobre uma festa grandiosa, ambientada numa mansão com piscina, terraço e muitos espaços diferentes, cada um com um artista famoso da época se apresentando. Quando ele contou a ideia para Roberto Carlos, eles decidiram compor "Festa de Arromba", mencionando 16 artistas da música, divididos entre paulistas e cariocas para evitar qualquer desentendimento. Mesmo assim, muitos artistas que não foram citados ficaram chateados, e essa reclamação perdurou por anos.
Enquanto na "Festa de Arromba" de Roberto e Erasmo todos queriam participar, o mesmo não aconteceu com "Arrombou a Festa" de Rita Lee. Inspirada na música original, Rita, junto com Paulo Coelho, decidiu criar uma versão crítica e bem-humorada, cheia de provocações. Eles mencionaram figuras como Benito de Paula, Simonal e outros, causando tanto alvoroço que chegaram a pichar a casa de Rita com "Fora Gringa". Lançado em 1976, o compacto vendeu 250.000 cópias, um recorde para a época. Rita continuou fazendo versões até lançar, em 1979, "Arrombou a Festa Número Dois", com críticas a mais artistas e a mesma irreverência.
Em 1997, Gabriel O Pensador lançou "Festa da Música" no álbum "Quebra-Cabeça", também inspirado em "Festa de Arromba". Com a mesma ideia de uma festa cheia de artistas, Gabriel incluiu rockeiros como Paralamas do Sucesso, Lobão e Lulu Santos, além de duplas sertanejas e representantes do axé. A música termina com todos correndo, acreditando que Michael Jackson estava chegando, mas era apenas uma Brasília Amarela, fazendo referência aos Mamonas Assassinas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps