The Black Dahlia Murder lança música inédita e anuncia detalhes de seu próximo disco
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de junho de 2024
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A banda estadunidense de Melodic Death Metal The Black Dahlia Murder lançou nesta quinta-feira (13 de junho) o vídeo oficial da inédita "Aftermath". A música é uma das faixas de "Servitude", próximo trabalho de estúdio do grupo, que tem lançamento programado para o dia 27 de setembro de 2024.
O clipe de "Aftermath" pode ser assistido no player a seguir.
"Servitude" é o décimo disco de estúdio do The Black Dahlia Murder e o primeiro álbum do grupo lançado após a morte do vocalista Trevor Strnad. Integrante da banda desde 2001, Trevor se suicidou em maio de 2022. Seu lugar foi assumido por Brian Eschbach, que desde 2001, era guitarrista do grupo.
Veja abaixo um release do próximo disco do The Black Dahlia Murder, que foi publicado no site da Metal Blade Records.
"Antes da tragédia, ninguém imaginava que essa banda existiria sem Trevor. Esse é o cofundador do The Black Dahlia Murder, Brian Eschbach, dizendo as coisas como elas são. Com o trágico falecimento do vocalista e cofundador do TBDM, Trevor Strnad, em 2022, Eschbach, o baixista Max Lavelle, o baterista Alan Cassidy e o produtor/guitarrista Brandon Ellis tiveram que tomar uma decisão: fechar a porta de uma das bandas de death metal mais amadas dos últimos 20 anos ou continuar com o espírito carismático de seu irmão falecido?
‘Todos que estão na banda agora são pessoas que Trevor e eu procuramos’, diz Eschbach. ‘Passamos tanto tempo juntos na estrada que todos entendem a declaração de missão. Não precisamos realmente falar sobre isso. Só precisamos fazer uma boa música e tentar fazer as pessoas felizes ao tocá-la’.
Depois de um período de profunda dor e de um profundo exame de consciência, Eschbach passou da guitarra para os vocais, deixando de lado sua identidade de guitarrista ao vivo para a sobrevivência da banda. Ryan Knight, ex-integrante do TBDM, voltou à banda para assumir o lugar de Eschbach na guitarra. A nova formação fez sua estreia na cidade natal do TBDM, Detroit, no final de outubro de 2022, em um show de tributo a Strnad.
Avanço rápido até o momento: O novo álbum do The Black Dahlia Murder é aquele que muitos considerariam impossível. ‘Servitude’, o décimo álbum completo da banda, marca a estreia de Eschbach como vocalista principal e letrista do TBDM - e o primeiro com Knight na guitarra desde ‘Abysmal’, de 2015.
‘Tive que me dedicar muito a isso’, diz Eschbach sobre a abordagem de ‘Servitude’ em um papel completamente novo. ‘Honestamente, escrever as letras desse álbum foi mais fácil para mim do que escrever a música das três canções para as quais escrevi a música. Eu escolhia um assunto, pesquisava-o e simplesmente mergulhava nele. Apesar de não ser algo que eu já tivesse feito antes, foi um fluxo natural quando comecei’.
Você pode ouvir os resultados emocionantes em ‘Aftermath’, o single principal, que prevê um cenário canibal pós-apocalíptico. ‘Queríamos que essa fosse ouvida primeiro porque é uma das músicas mais rápidas do álbum, se não a mais rápida’, diz Eschbach. ‘Queríamos que a sensação de death metal melódico muito agressivo do Black Dahlia viesse direto para você. Em termos de letra, é sobre um meteoro que destrói o planeta inteiro, mas ainda há pessoas vivas. É como em The Walking Dead, mas sem zumbis, então você vai direto ao ponto de como as pessoas lidam com isso. E, no final, elas estão comendo umas às outras’.
O segundo single, ‘Mammoth's Hand’, é uma música mais lenta, com groove, parcialmente inspirada em uma cena do épico de espadas e feitiçaria de Don Coscarelli, ‘The Beastmaster’, de 1982. ‘Normalmente, gostamos de dar uma ideia do tipo de diversidade que estará no álbum com as duas primeiras faixas que lançamos’, oferece Eschbach. ‘Ryan Knight compôs a música para essa faixa, e o ritmo lento me fez pensar nesses guerreiros bárbaros montando mamutes na neve ou naquela cena de The Beastmaster, quando a horda de Jun toma a aldeia’.
O terceiro single do álbum, ‘Panic Hysteria’, é uma valsa TBDM clássica e muito moderna no estilo sueco consagrado pelo tempo. ‘Na verdade, trata-se de rock n' roll’, explica Eschbach. ‘Eu estava lendo citações de Frank Sinatra, que realmente não gostava de rock n' roll e era muito eloquente a respeito disso. Eu o citei algumas vezes na música. Foi um domingo divertido escrever essas letras. Não vou mentir: havia vodcas e Shirley Temples [coquetel não alcoólico] envolvidos".
Os membros do The Black Dahlia Murder sabem que alguns ficarão céticos com relação a um álbum sem a presença inimitável de Trevor. Mas muitos fãs já aceitaram a decisão da banda de seguir em frente. ‘Mais do que pressões ou expectativas da base de fãs, sinto a confiança e o apoio deles’, diz Ellis. ‘Sempre fizemos o que fazemos para eles, e eles apreciaram nossa consistência ao longo dos anos. O clamor global após o falecimento de Trevor nos mostrou como a música da banda foi importante para tantas pessoas e como é importante que continuemos em sua homenagem. Sob todo esse peso, acho que todos nós sabíamos o que precisava ser feito’.
‘Colocamos tudo o que tínhamos, e esse é o álbum que parecia certo para ser feito’, acrescenta. ‘Estou orgulhoso dele e orgulhoso de nós cinco. Nunca se pode agradar a todos, mas sei que essa música será uma força positiva e de cura para aqueles que a aceitarem!’.
‘Seguindo o legado de Trevor, Servitude’ marca, é claro, o início de uma nova era do The Black Dahlia Murder’, diz Ellis. Com Brian agora assumindo a tocha, sua personalidade como letrista e vocalista inspirado brilha intensamente - ele sabe bem do que a música precisa. O retorno de Ryan Knight à banda acrescenta um terceiro guitarrista, mas já conhecido, à equipe de composição, além de permitir um elemento duplo de guitarra principal que a banda nunca teve antes. Tudo isso abre um novo terreno em termos criativos. Onde algumas portas se fecharam, novas portas se abriram’.
As guitarras, o baixo e os vocais de ‘Servitude’ foram gravados no estúdio caseiro de Ellis, em Nova Jersey. A bateria foi gravada por Mark Lewis em Nashville, onde Ellis e Lewis também mixaram o álbum. Servitude foi masterizado por Ted Jensen."
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