A música de 9 minutos e meio que rendeu um Grammy ao Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de junho de 2024
A lendária banda norte-americana Dream Theater é o maior nome da história do Metal Progressivo. Em atividade há cerca de 40 anos, o Dream Theater é mundialmente conhecido por suas composições intrincadas, que misturam altas doses de complexidade e bom gosto musical.
O talentoso quinteto também é lembrado pelas suas músicas longas. Muitas músicas do Dream Theater ultrapassam os dez minutos de duração, sendo que algumas conseguem superar os 20 minutos.
Embora músicas longas não sejam acessíveis, tampouco indiquem o caminho mais simples para o sucesso, uma canção relativamente longa rendeu um Grammy ao grupo fundado pelo baterista Mike Portnoy, pelo guitarrista John Petrucci e pelo baixista John Myung.
Dream Theater - Mais Novidades
A música acima descrita é "The Alien", que tem 9 minutos e meio de duração e é a faixa que abre "A View From The Top Of The World", décimo quinto disco de estúdio do Dream Theater, lançado em outubro de 2021. Foi com "The Alien" que o Dream Theater venceu o Grammy 2022, na categoria "Best Metal Performance".
Segundo nota publicada no site oficial do guitarrista John Petrucci, "The Alien" "tem a aventura, a estrutura não tradicional, o peso e os ganchos. A música realmente definiu o tom do álbum. James [LaBrie] escreveu a letra sobre a ideia de terraformação e de olhar para além da Terra em busca de assentamentos alternativos".

De acordo com a Wikipedia, terraformação é "a denominação dada ao processo, até agora hipotético, de modificação da atmosfera, da temperatura, da topografia e ecologia de um corpo celeste sólido (como um planeta ou um satélite natural) até deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres vivos da Terra".
Influência de Elon Musk
A ideia de escrever sobre a terraformação surgiu enquanto o vocalista James LaBrie ouvia as ideias de um famoso e endinheirado rapaz.
"Eu estava ouvindo um podcast com Joe Rogan e Elon Musk, e eles estavam falando sobre ir a Marte, querendo terraformar o planeta, e foi daí que veio [a ideia]. Foi em torno de um podcast de três horas e, na verdade, meu filho me apresentou [o podcast]. É um ótimo assunto", relatou LaBrie, durante entrevista concedida ao site V13.
"Comecei a anotar as coisas, e quando voltei um pouco mais tarde, quando estava começando a escrever algumas letras para o álbum, achei que essa música era perfeita, a energia por trás dela, a vibe, o groove. Eu pensei que essas letras se encaixariam perfeitamente com algo nessa direção, essa vibe musical, então, foi assim que eu fiz.
Eu queria escrever sobre a humanidade, e como mais cedo ou mais tarde vamos superar este planeta. E espero que ao longo do caminho percebamos que é melhor sermos muito bons para ela [a Terra], ou então, ela vai se livrar de nós e seguir em frente sem nós, mesmo que leve um milhão de anos para nos recuperarmos de nossos modos nocivos. Então, eu pensei que era muito apropriado algo assim, e é algo que todo mundo está muito intrigado atualmente. Tecnologicamente falando, temos mais recursos e capacidades para poder fazer explorações como tal, então pensei que era algo com o qual todos poderíamos nos relacionar, algo muito contemporâneo no que diz respeito ao diálogo", complementou o frontman, que até aceitaria ir para o espaço, porém, daqui "alguns" anos.
"Eu quero ser um dos voluntários para ir a Marte? Absolutamente não, talvez daqui a 500 anos, se eu voltar, haverá um caminho imediato mais direto para isso. Sair e dar a volta ao mundo, no entanto, seria incompreensível. Para responder à pergunta, sim, sim, mas com todos os foguetes e bilionários saindo por aí, não tenho certeza de que essa seja uma ótima ideia, estamos apenas sobrecarregando ainda mais nossa biosfera. Só vamos fazer coisas assim quando houver um propósito intencional que beneficiará muitos e não poucos."
"A View From The Top Of The World" foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Mangini (bateria) e Jordan Rudess (teclado). O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Dee Snider não sabe se está sendo "corajoso ou estúpido" ao reunir o Twisted Sister
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden

Dream Theater divulga performance ao vivo de "Night Terror"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Confira os indicados ao Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
Mike Portnoy diz que há um "Lars Ulrich" de diferença entre ele e Neil Peart
Gibson: as dez melhores composições épicas do rock
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"


