A música de 9 minutos e meio que rendeu um Grammy ao Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de junho de 2024
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A lendária banda norte-americana Dream Theater é o maior nome da história do Metal Progressivo. Em atividade há cerca de 40 anos, o Dream Theater é mundialmente conhecido por suas composições intrincadas, que misturam altas doses de complexidade e bom gosto musical.
O talentoso quinteto também é lembrado pelas suas músicas longas. Muitas músicas do Dream Theater ultrapassam os dez minutos de duração, sendo que algumas conseguem superar os 20 minutos.
Embora músicas longas não sejam acessíveis, tampouco indiquem o caminho mais simples para o sucesso, uma canção relativamente longa rendeu um Grammy ao grupo fundado pelo baterista Mike Portnoy, pelo guitarrista John Petrucci e pelo baixista John Myung.
Dream Theater - Mais Novidades
A música acima descrita é "The Alien", que tem 9 minutos e meio de duração e é a faixa que abre "A View From The Top Of The World", décimo quinto disco de estúdio do Dream Theater, lançado em outubro de 2021. Foi com "The Alien" que o Dream Theater venceu o Grammy 2022, na categoria "Best Metal Performance".
Segundo nota publicada no site oficial do guitarrista John Petrucci, "The Alien" "tem a aventura, a estrutura não tradicional, o peso e os ganchos. A música realmente definiu o tom do álbum. James [LaBrie] escreveu a letra sobre a ideia de terraformação e de olhar para além da Terra em busca de assentamentos alternativos".

De acordo com a Wikipedia, terraformação é "a denominação dada ao processo, até agora hipotético, de modificação da atmosfera, da temperatura, da topografia e ecologia de um corpo celeste sólido (como um planeta ou um satélite natural) até deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres vivos da Terra".
Influência de Elon Musk
A ideia de escrever sobre a terraformação surgiu enquanto o vocalista James LaBrie ouvia as ideias de um famoso e endinheirado rapaz.
"Eu estava ouvindo um podcast com Joe Rogan e Elon Musk, e eles estavam falando sobre ir a Marte, querendo terraformar o planeta, e foi daí que veio [a ideia]. Foi em torno de um podcast de três horas e, na verdade, meu filho me apresentou [o podcast]. É um ótimo assunto", relatou LaBrie, durante entrevista concedida ao site V13.
"Comecei a anotar as coisas, e quando voltei um pouco mais tarde, quando estava começando a escrever algumas letras para o álbum, achei que essa música era perfeita, a energia por trás dela, a vibe, o groove. Eu pensei que essas letras se encaixariam perfeitamente com algo nessa direção, essa vibe musical, então, foi assim que eu fiz.
Eu queria escrever sobre a humanidade, e como mais cedo ou mais tarde vamos superar este planeta. E espero que ao longo do caminho percebamos que é melhor sermos muito bons para ela [a Terra], ou então, ela vai se livrar de nós e seguir em frente sem nós, mesmo que leve um milhão de anos para nos recuperarmos de nossos modos nocivos. Então, eu pensei que era muito apropriado algo assim, e é algo que todo mundo está muito intrigado atualmente. Tecnologicamente falando, temos mais recursos e capacidades para poder fazer explorações como tal, então pensei que era algo com o qual todos poderíamos nos relacionar, algo muito contemporâneo no que diz respeito ao diálogo", complementou o frontman, que até aceitaria ir para o espaço, porém, daqui "alguns" anos.
"Eu quero ser um dos voluntários para ir a Marte? Absolutamente não, talvez daqui a 500 anos, se eu voltar, haverá um caminho imediato mais direto para isso. Sair e dar a volta ao mundo, no entanto, seria incompreensível. Para responder à pergunta, sim, sim, mas com todos os foguetes e bilionários saindo por aí, não tenho certeza de que essa seja uma ótima ideia, estamos apenas sobrecarregando ainda mais nossa biosfera. Só vamos fazer coisas assim quando houver um propósito intencional que beneficiará muitos e não poucos."
"A View From The Top Of The World" foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Mangini (bateria) e Jordan Rudess (teclado). O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
A viagem do Ramones que mudou a história da música para sempre; "A gente não sabe tocar"
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire

Mike Portnoy não é muito fã da música que rendeu o Grammy ao Dream Theater
A música que Mike Portnoy mais gostou de gravar com o Avenged Sevenfold
As músicas que Mike Portnoy, do Dream Theater, mais se orgulha de ter escrito
Mikael Åkerfeldt (Opeth) fala sobre parceria musical com Mike Portnoy
A música do Dream Theater que deixa Mike Portnoy com dor de cabeça
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Dream Theater quase encerrou atividades antes de gravar o clássico "Images and Words"
O disco que apresentou o thrash metal a Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
Dream Theater gravará show no Chile para futuro lançamento


