A música do Van Halen onde Eddie admite ter copiado o AC/DC; "mas eu coloquei mais notas"
Por Bruce William
Postado em 30 de julho de 2024
Eddie Van Halen nunca escondeu ser fã do AC/DC. Ele conheceu o grupo nos anos oitenta, quando o VH e a banda de Angus & Malcolm Young fizeram shows juntos em festivais. "Fizemos esses eventos como o Monsters of Rock. Nós éramos co-headliners, fizemos várias datas pela Europa, incluindo aquele grande festival de Donington", relembrou Angus ao comentar o episódio em que recebeu uma ligação de madrugada do lendário guitarrista do Van Halen.
Van Halen - Mais Novidades
"Lembro de quando Brian (Johnson, vocalista) entrou para a banda (em 1980), fizemos o álbum ('Back in Black') e estávamos ensaiando em Londres. O Van Halen também estava em Londres e Eddie me ligou no meio da noite. Eu estava cansado, fui dormir, minha mulher atendeu e ficou conversando, então, pensei: 'deve ser alguém de casa'. Mas era Eddie, daí ela passou o telefone para mim e disse: 'Eddie está na linha'. Eu respondi: 'que p*rra de Eddie?' (risos). Ele ouviu e falou: 'ei, você é mau, seu filho da p*ta!'. E eu: 'sim, são duas da manhã'", contou Angus, revelando que, no fim das contas, dali surgiu uma forte amizade para o resto da vida.
Já em outra ocasião, Eddie revelou qual o seu álbum preferido do AC/DC e, por tabela, a música da banda que ele mais gostava: "Meu álbum favorito do AC/DC é o 'Powerage', e a música 'Down Payment Blues' desse álbum é a minha favorita deles. Eles nunca tocam essa ao vivo! Nós fizemos uma turnê conjunta com eles, lá por volta de 83 ou 84, e foi sensacional. Eu ficava perguntando 'Angus, você vai tocar 'Down Payment Blues'?' E 'Riff Raff'?'. Tudo é ótimo nesse álbum. Não que eu queira diminuir nada do Brian [Johnson], até porque quando o vi ao vivo, ele cantava até melhor do que no disco. Ele faz um ótimo trabalho, mas 'Powerage' e 'Highway to Hell' são provavelmente meus dois álbuns favoritos deles — 'Powerage' ainda mais do que 'Highway to Hell'. Tem algo especial nesse disco".
As duas músicas do "1984" que Eddie Van Halen admite terem sido inspiradas pelo AC/DC
Em uma longa matéria dissecando o álbum "1984", assinada por Chris Gill e publicada na edição de fevereiro de 2014 da Guitar World, Eddie revelou que duas músicas do álbum tem uma "ligação" com o AC/DC, uma de forma indireta e outra de forma direta.
Lançado no ano que dá título, "MCMLXXXIV" (conforme escrito na capa) é o sexto álbum de estúdio do Van Halen, que vendeu mais de dez milhões de cópias somente nos EUA, se transformando em um dos discos mais populares da banda em termos de números.
A primeira música citada por Eddie é "Panama": "Quando os caras uma vez me pediram para escrever algo com um ritmo de AC/DC, isso acabou se tornando 'Panama'. Realmente não soa muito como AC/DC, mas essa foi a minha interpretação", disse o guitarrista.
Mais adiante Chris comenta que "Drop Dead Legs" é uma das músicas mais únicas e exclusivas do álbum, e Eddie revela: "Ela foi inspirada por 'Back in Black' do AC/DC. Eu trabalhei em cima daquele ritmo, embora eu ache que 'Drop Dead Legs' seja mais lenta. Qualquer coisa que eu escuto, de alguma maneira é filtrada por mim e sai de maneira diferente. 'Drop Dead Legs' é quase uma versão jazz de 'Back in Black'. A progressão descendente é similar, mas eu coloquei muito mais notas nela", finaliza o guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Aos 77 anos, Alice Cooper explica como nunca perdeu a voz
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Riki Rockett acusa Bret Michaels de ter sabotado turnê de 40 anos do Poison
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
O clássico absoluto do heavy metal que salvou a carreira do Megadeth
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins

O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
Haverá novo álbum do Van Halen com membros clássicos? Wolfgang explica
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A resposta de Wolfgang Van Halen sobre se ele é ou não um "nepo baby"
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
Wolfgang Van Halen admite ainda não conseguir ouvir a música do pai
O álbum do Pink Floyd que nunca envelhece, segundo Sammy Hagar
Cinco trocas de vocalistas que não deram muito certo


