O guitarrista considerado "o pai do heavy metal" segundo Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 21 de outubro de 2023
Quando o assunto é quem criou o heavy metal, há os que considerem os Beatles; há os que considerem o Cream, Jimi Hendrix, The Who, Led Zeppelin… Há até os que, assim como Rob Halford, considerem o Judas Priest, mas a maioria dos fãs não tem dúvidas ao apontar o o Black Sabbath.
Com seu álbum de estreia autointitulado, lançado em 1970, eles surgiram com um som pesado, atmosfera sombria e temática sinistra que inspirou todas as bandas do gênero. Eddie Van Halen era um que corroborava com essa opinião. Em entrevista para a Rolling Stone em 2010, ele cravou: "[Tony Iommi] foi o pai do heavy metal, na minha opinião."
A seguir, ele foi questionado se foi Iommi quem o inspirou a abaixar a afinação de sua guitarra.
"Bem, aquilo foi mais porque era mais fácil para o vocalista. E, além do mais, se você ouvir nossos primeiros discos, eu nunca afinava nada. Nunca afinei com um piano ou um diapasão, eu simplesmente pegava a guitarra, e o baixista se afinava comigo. Então, sempre estávamos [fora do tom] entre as notas, nos intervalos (entre as teclas do piano). Me dei conta de que a maioria das coisas que descobri foram por acidente, sabe?"
Em 1978 o Van Halen, que tinha acabado de lançar seu álbum de estreia, abriu shows no Reino Unido para o Black Sabbath, que na época promovia "Never Say Die!". Os dois guitarristas, que possuíam grande admiração mútua, viviam grudados, e se tornaram grandes amigos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps