AC/DC: O álbum favorito de Eddie Van Halen; "Melhor que 'Highway to Hell'"
Por André Garcia
Postado em 18 de agosto de 2023
O AC/DC tem uma longa discografia com diversos grandes álbuns, como "Highway to Hell" e "Back in Black". Tanto que, entre os fãs, muitas vezes não há consenso quanto a qual é o melhor.
Em geral, "Highway to Hell" é considerado o melhor com Bon Scott no vocal, e "Back in Black" o melhor com Brian Johnson (os mais bem-sucedidos certamente eles são). No entanto, para o lendário guitarrista Eddie Van Halen, o melhor disco dos irmãos Young e companhia foi o "Powerage" — coincidentemente lançado no mesmo ano que seu álbum de estreia, "Van Halen" (1978).
"Meu álbum favorito do AC/DC é o 'Powerage'"
"Meu álbum favorito do AC/DC é o 'Powerage'", contou Eddie em entrevista à Spinner em 2009, "e a música 'Down Payment Blues' desse álbum é a minha favorita deles. Eles nunca tocam essa ao vivo! Nós fizemos uma turnê conjunta com eles, lá por volta de 83 ou 84, e foi sensacional. Eu ficava perguntando 'Angus, você vai tocar 'Down Payment Blues'?' E 'Riff Raff'?'. Tudo é ótimo nesse álbum. Não que eu queira diminuir nada do Brian [Johnson], até porque quando o vi ao vivo, ele cantava até melhor do que no disco. Ele faz um ótimo trabalho, mas 'Powerage' e 'Highway to Hell' são provavelmente meus dois álbuns favoritos deles — 'Powerage' ainda mais do que 'Highway to Hell'. Tem algo especial nesse disco."
Em 2020 para a Forbes, Angus Young confirmou a história.
"Lembro daquela época porque Eddie [Van Halen] gostava de sair com o Mal [Malcolm Young], Brian [Johnson] e Cliff [Williams]. Eles gostavam de sair para tomar umas e tal. Malcolm me contava 'Eddie fica me perguntando o tempo todo 'Vai tocar 'Down Payment Blues'?' Ele adorava aquela música. Aliás, a última vez que o vi foi quando estávamos em turnê. Brian disse para ele 'Aparece lã no nosso show!', e a primeira coisa que ele disse foi 'Vocês vão tocar 'Down Payment Blues'?' Ele gostava muito de 'Riff Raff', e essas músicas."
Quinto álbum de estúdio do AC/DC, "Powerage" foi o último produzido pela dupla Harry Vanda e George Young (irmão mais velho de Angus e Malcolm). Marcou também a substituição do baixista Mark Evans por Cliff Williams. Apesar de as vendas terem sido inicialmente decepcionantes, ao longo da turnê conseguiu se recuperar e ultrapassou seu antecessor, o pauleira "Let There Be Rock" (1977). Assim como Joe Perry, Eddie Van Halen e Keith Richards já apontaram 'Powerage' como disco favorito do AC/DC.
"Powerage" é o álbum do AC/DC favorito de Joe Perry, do Aerosmith
À Classic Rock ele escreveu uma verdadeira declaração de amor ao "Powerage".
"Todos os primeiros discos com Bon Scott são ótimos, e 'Powerage' é definitivamente um dos meus favoritos. Para mim, ele capturou perfeitamente tudo que gosto no rock n roll, em sua essência. Como guitarrista, obviamente, sou atraído pelos riffs e pela forma como o Angus [Young] simplesmente arrebentava em cada solo, mas aí então você ouve as histórias que Bon contava, o que era maravilhoso. [...] Muita gente só conhece 'Highway To Hell' e 'Back In Black', que são os álbuns com os grandes hits radiofônicos, mas tem tantas músicas incríveis em 'Powerage'... O pessoal que realmente curte AC/DC sabe que 'Powerage' é um álbum clássico, um marco."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps