O momento mais sombrio da vida de James LaBrie, vocalista do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de julho de 2024
O músico canadense James LaBrie se tornou vocalista da banda norte-americana de Metal Progressivo Dream Theater no início da década de 1990. O primeiro trabalho de LaBrie como frontman do Dream Theater é o magnífico "Images And Words", que foi lançado em julho de 1992 e é considerado até hoje por muitos críticos e fãs o melhor trabalho do talentoso quinteto.
Dream Theater - Mais Novidades
Em outubro de 1994, o Dream Theater lançou o sucessor de "Images And Words", intitulado "Awake", um álbum agressivo que apresenta músicas muito interessantes, como "The Mirror", "Caught In A Web", "6:00", "Erotomania", "Lie" e "Space-Dye Vest".
Depois que "Awake" foi lançado, o Dream Theater caiu na estrada. E durante a turnê de divulgação do álbum, LaBrie passou por um momento conturbado, que ferrou com sua voz por um bom tempo. O cantor e compositor falou sobre tal momento durante entrevista concedida ao site Songfacts.
"Em 1994, minha esposa e eu, com alguns outros amigos, fomos a Cuba e sofri uma grave intoxicação alimentar. Enquanto vomitava, sangrei nas minhas cordas vocais, porque foi muito grave. Se alguém aí conhece uma intoxicação alimentar, é horrível. Você fica delirando e, em algum momento, a conversa é: ‘Eu quero morrer’, porque você se sente muito mal. Mas, por causa disso, consultei dois otorrinos - especialistas em ouvido, nariz e garganta. Isso aconteceu por volta de 30 de dezembro de 1994 e, em 10 de janeiro, eu deveria estar cantando em Tóquio.
Consegui falar com os médicos no dia 4 ou 5 de janeiro, graças a um amigo meu que é médico, e eles me disseram: ‘Você precisa tirar seis meses de férias. Você não deveria estar falando, e definitivamente não deveria estar pensando em cantar’", relembrou LaBrie, que não seguiu as recomendações médicas e arrebentou com sua voz.
"Tínhamos feito apenas a turnê norte-americana do álbum ‘Awake’ e estávamos indo para a Ásia e para a Europa. Portanto, embora estivéssemos começando a ganhar um bom dinheiro, teria sido catastrófico se eu tivesse dito à banda: ‘Preciso tirar seis meses de férias’. Não tínhamos esse luxo (...). Então, infelizmente, tive que voltar a cantar, provavelmente quando não deveria. Isso teve seu preço, e levou vários anos até que eu sentisse que estava de volta ao ponto em que me sentia confortável como cantor", acrescentou o frontman, que enfatizou a gravidade do incidente: "Esse foi provavelmente o momento mais sombrio de minha vida, com certeza".
Felizmente, James LaBrie conseguiu se recuperar e continuar firme em sua trajetória. Inclusive, ele e seus parceiros de banda passarão pelo Brasil em dezembro de 2024. Leia mais na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps