Andreas Kisser fala sobre a criação de "Ratamahatta", clássico do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de julho de 2024
O músico brasileiro Andreas Kisser, guitarrista e líder da icônica banda Sepultura, respondeu algumas perguntas feitas por leitores da revista Metal Hammer. Uma das pessoas que participou da "entrevista interativa" perguntou para Andreas de onde veio a ideia da música "Ratamahatta".
Sepultura - Mais Novidades

"Ratamahatta" é uma das faixas de "Roots", o sexto disco de estúdio do Sepultura, que foi lançado em fevereiro de 1996 e é o ultimo registro do quarteto gravado por Max Cavalera. Uma das composições mais interessantes do Sepultura, "Ratamahatta" é cantada em português e resume de forma certeira a proposta sonora de "Roots", álbum que mistura o peso do Metal com a musicalidade brasileira.
"Quando começamos a fazer turnê fora do Brasil com ‘Beneath The Remains’, em 1989, foi quando vimos o Brasil de fora, como os astronautas enxergam o planeta a partir da Lua. Você tem uma perspectiva completamente diferente de seu país e de sua cultura. A turnê do ‘Arise’ nos levou ao Japão e à Austrália pela primeira vez, e foi uma abertura de nossas mentes. Quando voltamos, escrevemos ‘Chaos A.D.’, que foi abrasileirado, e é aí que eu acho que o Sepultura encontrou um som mais original. ‘Roots’ foi a consequência", pontuou Andreas.

O músico brasileiro Carlinhos Brown, que participa de "Ratamahatta", escreveu algumas palavras a respeito do Sepultura no dia em que o clássico "Roots" completou duas décadas. Leia abaixo o relato, publicado nas mídias sociais de Brown.
"Hoje o ‘Roots’, álbum do Sepultura que participei, completa 20 anos. Ao longo deste tempo foi importante eu ter sobrevivido dentro da diversidade da música. O que me faz continuar músico. Por que estou dizendo isso? Por que considero que músico não tem estilo. Vive da música e para o melhor dela. O grupo Sepultura leva no seu DNA essa qualidade de que, ao viver para a música, você pode também surpreender um estilo. E eles surpreendem sim do seu jeito e este jeito Sepultura combina muito com minha atitude artística. É uma internacionalização despretensiosa das raízes brasileiras. Lugar este que nunca se cai. Parabéns ao Sepultura!"

Sétima música que mais apareceu nas apresentações ao vivo do Sepultura, "Ratamahatta" foi tocada em 688 shows do quarteto, que está em sua turnê de despedida.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps