Andreas Kisser fala sobre a criação de "Ratamahatta", clássico do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de julho de 2024
O músico brasileiro Andreas Kisser, guitarrista e líder da icônica banda Sepultura, respondeu algumas perguntas feitas por leitores da revista Metal Hammer. Uma das pessoas que participou da "entrevista interativa" perguntou para Andreas de onde veio a ideia da música "Ratamahatta".
Sepultura - Mais Novidades
"Ratamahatta" é uma das faixas de "Roots", o sexto disco de estúdio do Sepultura, que foi lançado em fevereiro de 1996 e é o ultimo registro do quarteto gravado por Max Cavalera. Uma das composições mais interessantes do Sepultura, "Ratamahatta" é cantada em português e resume de forma certeira a proposta sonora de "Roots", álbum que mistura o peso do Metal com a musicalidade brasileira.
"Quando começamos a fazer turnê fora do Brasil com ‘Beneath The Remains’, em 1989, foi quando vimos o Brasil de fora, como os astronautas enxergam o planeta a partir da Lua. Você tem uma perspectiva completamente diferente de seu país e de sua cultura. A turnê do ‘Arise’ nos levou ao Japão e à Austrália pela primeira vez, e foi uma abertura de nossas mentes. Quando voltamos, escrevemos ‘Chaos A.D.’, que foi abrasileirado, e é aí que eu acho que o Sepultura encontrou um som mais original. ‘Roots’ foi a consequência", pontuou Andreas.
O músico brasileiro Carlinhos Brown, que participa de "Ratamahatta", escreveu algumas palavras a respeito do Sepultura no dia em que o clássico "Roots" completou duas décadas. Leia abaixo o relato, publicado nas mídias sociais de Brown.
"Hoje o ‘Roots’, álbum do Sepultura que participei, completa 20 anos. Ao longo deste tempo foi importante eu ter sobrevivido dentro da diversidade da música. O que me faz continuar músico. Por que estou dizendo isso? Por que considero que músico não tem estilo. Vive da música e para o melhor dela. O grupo Sepultura leva no seu DNA essa qualidade de que, ao viver para a música, você pode também surpreender um estilo. E eles surpreendem sim do seu jeito e este jeito Sepultura combina muito com minha atitude artística. É uma internacionalização despretensiosa das raízes brasileiras. Lugar este que nunca se cai. Parabéns ao Sepultura!"
Sétima música que mais apareceu nas apresentações ao vivo do Sepultura, "Ratamahatta" foi tocada em 688 shows do quarteto, que está em sua turnê de despedida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"

Sepultura anuncia turnê mundial de despedida; veja os detalhes
Max Cavalera queria tocar bateria, mas Iggor era melhor que ele
Como Max Cavalera gostaria de ser lembrado no futuro, segundo suas palavras
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
Max Cavalera diz que o mundo do metal nunca mais foi o mesmo após "Roots"
Como a morte precoce do pai colocou Max Cavalera no mundo do metal
Max Cavalera relembra o primeiro (e caótico) show do Sepultura
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
O disco clássico do Sepultura que fez Foo Fighters perder 50 mil dólares
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal


