Governo irlandês estuda arrematar guitarra de Rory Gallagher e torna-la patrimônio nacional
Por Bruce William
Postado em 20 de julho de 2024
Michael Martin, Vice-Primeiro-Ministro da Irlanda, Michael Martin, disse que o governo irlandês analisará opções que possam permitir ao Estado adquirir a icônica guitarra Fender Stratocaster de 1961 de Rory Gallagher antes que o instrumento seja leiloado ainda este ano. A informação é da Louder.

A guitarra, descrita no site de leilões Bonhams como "provavelmente a Stratocaster mais reconhecível na história do rock", está programada para ser leiloada em 17 de outubro. Ela, juntamente com o restante da coleção de Gallagher, foi disponibilizada para ser vendida por Donal Gallagher, irmão mais novo e empresário do falecido guitarrista, que disse: "Depois de quase trinta anos desde o falecimento do meu irmão Rory, agora acredito que é hora de outras pessoas apreciarem a Fender Stratocaster de 1961 'órfã' de Rory e o restante de sua incrível coleção de instrumentos".
Prossegue Donal: "Desde 1995, sempre senti que havia uma missão a ser cumprida para consolidar o legado de Rory e ampliar ainda mais o conhecimento de sua música. Então, após muita deliberação e revisão de todas as opções, em uma das decisões mais difíceis e sensíveis a serem tomadas, decidi facilitar a liberação de seus instrumentos para venda, para que esses atestados de seu legado possam ser apreciados por todos".
De seu lado, Martin disse que espera que exista uma maneira da guitarra se tornar propriedade do Estado, dado o seu significado: "Eu adoraria se pudéssemos [comprar a guitarra]. Obviamente, falarei com [a Ministra das Artes e Cultura] Catherine Martin e veremos o que é possível, mas seria ótimo se pudéssemos trazer essa guitarra de volta para Leeside".
"Rory foi um dos primeiros a colocar o rock irlandês no cenário internacional, então é um item importante culturalmente, e acho importante que seja mantido no Estado, por isso fiz contato com departamentos do Governo e agências estatais", disse o atual Lord Mayor de Cork, Dan Boyle. E também a filha do homem que vendeu a guitarra a Gallagher iniciou uma arrecadação de fundos para levantar €1.000.000 para trazê-la de volta para casa. Conforme relata Sheena Crowley na página do GoFundMe: "Meu pai, Michael, vendeu a famosa e icônica Strat para Rory Gallagher há mais de sessenta anos. Esta guitarra significa muito para nós em Cork, e precisamos nos tornar os guardiões dessa guitarra mágica". Ela espera usar os fundos para montar um museu que celebre o patrimônio musical de Cork, tendo como principal atração uma seção dedicada única e exclusivamente ao guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Irmão de Rory Gallagher relembra sua (quase) entrada para os Rolling Stones
Jerry Lee Lewis: o dia em que ele quase matou John Lennon


