A ótima música do Dream Theater que fala sobre os atentados de 11 de setembro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de julho de 2024
O dia 11 de setembro de 2001 é uma das datas mais marcantes do Século XXI. Foi nesse dia que terroristas sequestraram aviões e destruíram as duas torres do World Trade Center, que ficavam em Nova York (EUA). Cerca de três mil pessoas morreram por conta dos ataques, arquitetados por uma famosa organização fundamentalista.
Dream Theater - Mais Novidades
Curiosamente, a banda de Metal Progressivo Dream Theater lançou o ao vivo "Scenes From New York" mesmo dia dos ataques acima mencionados. Por uma terrível ironia do destino, a capa original do trabalho apresentava um desenho em que as torres apareciam pegando fogo. Obviamente, a arte da capa foi trocada.
A relação do Dream Theater com os atentados terroristas de 11 de setembro não resume apenas à triste coincidência com a capa de "Scenes From New York". Seis anos depois dos ataques, o quinteto lançou "Systematic Chaos", álbum que apresenta em sua lista de faixas um tema que aborda uma data inesquecível para os cidadãos estadunidenses.
A música em questão é "Prophets Of War", sexta faixa de "Systematic Chaos", que tem seis minutos de duração (tempo curto para os padrões do Dream Theater). Em 2019, o vocalista James LaBrie concedeu entrevista ao site Songfacts e falou sobre o tema da letra de "Prophets Of War".
"Essa música tem tudo a ver com o 11 de setembro e a maneira como os governos reagiram a isso. O que testemunhamos ao nosso redor são agendas ocultas que, infelizmente, criam a divisão, criam o ódio, criam a ignorância. Há coisas que estão sendo orquestradas pelos governos que, infelizmente, têm um efeito prejudicial sobre a humanidade e a sociedade", relatou o cantor e compositor canadense.
"Prophets Of War" é uma das músicas do Dream Theater que foi influenciada pelo trio inglês Muse. O baterista Mike Portnoy, um dos fundadores do quinteto de Prog Metal, postou uma foto em que aparece ao lado de Matt Bellamy, guitarrista e vocalista do Muse. Em um dos comentários da publicação, um seguidor sugeriu que o grupo britânico influenciou o Dream Theater. "Você pode absolutamente ouvir a influência do Muse em ‘Never Enough’, ‘Panic Attack’ e ‘Prophets Of War’", respondeu Portnoy.
"Systematic Chaos" é o sucessor de "Octavarium". O álbum foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Jordan Rudess (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps