Steve Harris aponta o erro que jovens músicos devem evitar cometer
Por Bruce William
Postado em 27 de agosto de 2024
Durante participação no podcast Scars And Guitars, perguntaram para Steve Harris se há algum evento marcante ou momento específico de sua vida que moldou sua habilidade como compositor. O baixista/fundador do Iron Maiden respondeu que não pensa sobre os motivos que o levou a compor música em diferentes momentos de sua vida, e ao mesmo tempo aconselhou jovens músicos sobre alguns aspectos do meio musical, conforme transcrição feita pelo Ultimate Guitar.

"Eu nunca realmente analisei dessa forma ou pensei assim. Eu simplesmente componho conforme sinto no momento. É por isso que qualquer álbum que fazemos, seja do Maiden ou qualquer outro, é apenas uma declaração de onde estamos naquele momento. Eu não costumo olhar para trás e fazer análises ou algo assim. Só quando faço entrevistas como esta que começo a pensar sobre essas coisas, na verdade", diz Steve.
Mas em seguida ele destaca a importância de se escrever o que você sente que é o correto, independente de soar parecido com o que você já fez: "Quando você está criando material novo, você simplesmente faz o que acha que é certo. Parece muito fundamental, mas realmente, você não deve se esforçar demais para não se repetir ou para se repetir. Você simplesmente escreve com sentimento e faz o que acha melhor naquele momento".
Steve prossegue: "Acho que é difícil de explicar para alguém que talvez ainda não tenha escrito uma música ou tenha escrito apenas uma ou duas músicas, talvez. Quer dizer, obviamente, o Maiden está por aí há muito tempo, e todas as diferentes experiências que você vivencia e tudo mais, tudo isso entra nos seus limites de como você escreve e onde você está em qualquer momento particular."
E em seguida, ao ser questionado sobre algum conselho para jovens baixistas que estão tentando encontrar sua sonoridade própria, Steve respondeu: "Bem, eu só diria para ouvirem o máximo de músicos possível e não tentarem se estilizar com base em uma única pessoa. Muitos dizem para mim: 'Ah, eu quero tocar exatamente como...'. Você não deveria fazer isso. Você deve apenas ouvir muitas pessoas diferentes, e eventualmente, com sorte, você desenvolverá seu próprio estilo e som. Caso contrário, as pessoas vão te dizer: 'Ah, você soa exatamente igual a fulano de tal'", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Dave Mustaine revela condição nas mãos
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard

Steve Harris queria ser baterista, mas optou pelo baixo; "Eu não sabia tocar bateria"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
A reação de Steve Harris, baixista do Iron Maiden, ao ouvir clássico de Bruce Dickinson
Para Steve Harris, apenas quatro faixas de "Powerslave" são "realmente fortes"


