Quase na virada do ano, foto junta 4/5 da formação original do Iron Maiden
Por Bruce William
Fonte: Blabbermouth
Postado em 02 de janeiro de 2019
A imagem a seguir mostra, após 42 anos, nada menos que 4/5 da formação original do Iron Maiden - o baixista Steve Harris, que formou a banda em dezembro de 1975, juntamente com o primeiro voalista Paul Mario Day e os guitarristas Dave Sullivan e Terry Rance. Só faltou o baterista original, Ron "Rebel" Matthews.
O Iron Maiden formou-se no dia de Natal de 1975, logo após o baixista Steve Harris deixar o seu antigo grupo, Smiler. Depois de ter suas composições rejeitadas por várias bandas nas quais participava, por considera-las difíceis e complicadas demais, Steve Harris decidiu criar sua própria banda. Harris atribuiu o nome Iron Maiden inspirado no filme O Homem da Máscara de Ferro (1939) que por sua vez é baseado na obra de Alexandre Dumas, além da óbvia conexão verbal com o instrumento de tortura de mesmo nome.
A primeira apresentação da banda aconteceu num lugar chamado St Nicks Hall, em Poplar (East End, Londres) no dia 1 de maio de 1976. Depois disso, a banda continuou fazendo apresentações no Cart and Horses Pub em Maryland Point (Stratford, Londres). A formação original da banda juntava Steve Harris a Paul Day (vocal), Dave Sullivan e Terry Rance (guitarras) e Ron Matthews (bateria). Paul Day foi mais tarde substituído por Dennis Wilcock (grande admirador do Kiss) que usava fogo, maquiagem e sangue falso no palco e que trouxe Dave Murray para a banda, tendo como consequência a saída da primeira dupla de guitarristas. Murray permanece no grupo até hoje. Bob Sawyer entrou na banda no final de 1976 como segundo guitarrista; mas, como tinha desentendimentos com Murray, fez Dennis Wilcock se opor a Dave, e então Dennis sugeriu a expulsão dele. Bob não ficou para trás e por suas atitudes errôneas no palco (como fingir tocar a guitarra com os dentes), foi junto em julho de 77. Ron Matthews aguentou um pouco mais. Havia um guitarrista de uma banda chamada Hooker que o Maiden via tocar nos pubs: Terry Wapram. Após uma audição, a banda convidou-o para entrar e Wapram realizou alguns shows como único guitarrista. Pouco após isso, Ron saiu (não se sabe ao certo se por influência de Wilcock, como relatou no Early Days). Dave Murray juntou-se ao seu amigo Adrian Smith na banda Urchin em 1977, enquanto que os Iron Maiden passavam um mau bocado: Steve e Dennis chamaram Thunderstick (Barry Graham) (bateria) Tony Moore (teclado), mas após um concerto perceberam que o teclado não seria um bom substituto para a segunda guitarra. A banda ficou descontente e o clima foi ficando ruim até que após poucos ensaios, Moore decidiu sair. Nesse momento, Harris foi a um ensaio do Urchin para chamar Murray de volta para banda, o que aconteceu com sucesso. Mas Wapram, indignado porque perderia parte das atenções, não aceitou Murray de volta e foi convidado a sair. Com Murray de volta e apenas 4 integrantes, a banda decide marcar um show no Bridgehouse e outro no pub Green Man. O primeiro foi um fiasco, depois do baterista ter errado em várias músicas e gritar para o público se calar. Nessa época Wilcock já havia espalhado para alguns fãs que pretendia sair da banda, e o show havia gerado alguma expectativa em torno disso também. Foi o que aconteceu. No intervalo entre o Bridgehouse e o Green Man, Dennis não disse nada e não compareceu no pub. Harris foi até sua casa, mas o vocalista se negou a cantar um último show. Arrasado, Harris voltou para cumprir com o acordo e os Maiden se apresentaram como um trio em Abril de 78, com Harris, Murray e Thunderstick. Steve expulsou o baterista, já contando com Doug Sampson para o posto. Com esse novo trio, os Maiden passariam cerca de 6 meses ensaiando antes de tocar ao vivo ou arrumar qualquer outro integrante (via wikipedia).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
As duas únicas bandas de metal entre maiores turnês do milênio, segundo a Pollstar
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Maiden faz homenagem a Eddie, do Stranger Things, que foi inspirado em tragédia real
Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy Metal


