James Hetfield e Dave Mustaine, dois ícones que sofreram por conta das religiões de seus pais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de setembro de 2024
Os músicos James Hetfield e Dave Mustaine são dois dos maiores ícones da história do Heavy Metal. O primeiro deles é guitarrista e vocalista do Metallica, grupo que figura na prateleira dos titãs da música pesada. O segundo, que integrou o Metallica de 1982 até 1983, é o guitarrista, vocalista e líder da banda de Thrash Metal Megadeth.
James e Dave, ambos californianos, fizeram parte da mesma banda por um curto período de tempo. Eles são guitarristas, vocalistas, compositores e membros fundadores de suas duas bandas. Existe outra coincidência que une James e Dave: os dois artistas sofreram por conta das religiões de seus pais.
Os pais de James eram adeptos da Ciência Cristã, o que acabou marcando a infância do vocalista do Metallica.
"Nossos pais não nos levavam ao médico. Basicamente, contávamos com o poder espiritual da religião para nos curar ou para nos proteger de doenças ou ferimentos. Assim, na escola, eu não tinha permissão para assistir às aulas de saúde, para aprender sobre o corpo, sobre doenças e coisas do gênero. E, digamos, se eu estivesse fazendo um teste para o time de futebol e precisasse fazer um exame físico, obter um atestado médico, eu teria de ir e explicar ao técnico que, sabe, nossa religião diz isso. Então, eu me sentia realmente um pária e as crianças riam disso. Quando começava a aula de saúde, eu ficava no corredor, o que era basicamente uma forma de punição em outros aspectos. Todos que passavam por mim me olhavam como se eu fosse algum tipo de criminoso, sabe?", relatou James, durante entrevista concedida à Metal Hammer em 2009.
Cynthia Hetfield, a mãe de James, adoeceu. Porém, ela não quis buscar ajuda médica, o que acabou sendo fatal.
"Ela não estava nem um pouco interessada em descobrir o que era. Vimos minha mãe definhar. Minha irmã e eu olhávamos um para o outro e não conseguíamos dizer nada. Meus irmãos tinham idade suficiente para entender isso e finalmente disseram: ‘Há algo muito errado. Vamos buscar ajuda para ela’. Mas já era tarde demais. Ela morreu de câncer", contou James, como pode ser conferido em entrevista concedida à Guitar World.
Apesar de toda a dor e de seus traumas, James Hetfield conseguiu se transformar em um personagem muito importante da música pesada.
Quanto a Dave Mustaine, sua infância foi comprometida por conta do alcoolismo de seu pai e pela religião que sua mãe decidiu seguir quando ele era adolescente.
"Muito do que sei sobre papai foi contado, em formato de filmes de horror, por minhas irmãs mais velhas - histórias de abuso e comportamento geralmente insano sob o efeito de álcool", diz um dos trechos da biografia "Mustaine: Memórias do Heavy Metal" (lançada no Brasil pela Editora Belas Letras).
"Meu pai bebia muito e era abusivo, então meus pais se divorciaram quando eu era jovem e as coisas pioraram a partir daí. Nós nos mudamos para Costa Mesa para morar com minha tia, que era Testemunha de Jeová, e foi quando minha mãe também se tornou uma. Eles não acreditam em Natal, aniversários ou feriados. Minha vida foi arruinada daquele momento em diante até eu sair de casa.
Na escola, sempre que chegava a hora de me levantar e fazer o juramento de fidelidade, eu tinha de ficar parado com as mãos ao lado do corpo, sem dizer uma palavra. As outras crianças ficavam se perguntando o que diabos havia de errado comigo. Eu não podia ter outros amigos porque eles eram considerados muito ‘mundanos’. Eu só podia ter amigos da igreja, a maioria dos quais morava longe e não era o tipo de pessoa com quem eu geralmente me misturava", diz Mustaine, no primeiro capítulo de sua autobiografia.
Felizmente, Dave Mustaine também conseguiu deixar a infância difícil para trás, a exemplo de James, que foi seu parceiro de banda até 11 de abril de 1983. Nesse dia, James demitiu Mustaine, que decidiu fundar o Megadeth. Mas isso é história pra outra hora.
Tanto Metallica quanto Megadeth continuam na ativa, para a alegria de seus fãs. O último trabalho do Metallica é "72 Seasons", lançado em abril de 2023. O disco mais recente do Megadeth é o excelente "The Sick, The Dying… And The Dead!", que chegou às lojas em setembro de 2022.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps