A opinião de Mike Portnoy sobre os clássicos "Master Of Puppets" e "Reign In Blood"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2024
O renomado músico estadunidense Mike Portnoy, baterista da banda de Metal Progressivo Dream Theater, concedeu entrevista ao site Heavy Consequence e escolheu os 10 álbuns que influenciaram a sua maneira de tocar bateria. O virtuoso baterista citou dois trabalhos que figuram entre os maiores clássicos da história do Thrash Metal: "Master Of Puppets", do Metallica, e "Reign In Blood", do Slayer.
Dream Theater - Mais Novidades
Para Mike Portnoy, o Metallica aperfeiçoou a sua sonoridade em "Master Of Puppets", álbum que foi lançado no dia 3 de março de 1986.
"O ‘Kill 'Em All’ [primeiro disco do Metallica, lançado em 1983] foi o divisor de águas para mim, mas foi no ‘Master Of Puppets’ que eles aperfeiçoaram o som. Foi quando eles fizeram um álbum com a produção e a duração das músicas estava crescendo para uma duração mais progressiva. A execução estava cada vez mais desafiadora. Então, foi no ‘Master Of Puppets’ que eles realmente deram esse grande passo.
O ‘Master of Puppets’ os levou às alturas. Lembro-me de vê-los abrindo para o Ozzy naquela turnê. O álbum seguinte, ‘...And Justice For All’, foi a primeira vez que eles entraram na MTV e fizeram um videoclipe [para a música ‘One’]. O ‘Black Album’ os levou a um enorme sucesso. Portanto, toda vez que lançavam um álbum, estavam escrevendo o próximo capítulo e eram eles que mudavam o jogo em cada etapa.
Porém, ‘Master Of Puppets’ é o único. E foi esse, ao escolher um álbum para o Dream Theater fazer um cover completo, que eu escolhi. Esse álbum tem tudo. Ele simplesmente abriu as portas para tudo e todos no Metal. E, como resultado disso, eles acabaram se tornando a maior banda da história do Metal", disse Portnoy, que não economizou elogios ao falar sobre "Reign In Blood".
"Esse foi lançado no mesmo ano de ‘Master Of Puppets’. Ambos foram em 86. O Megadeth também lançou ‘Peace Sells’ naquele ano, e o Anthrax lançou ‘Among The Living’ um ano depois. Portanto, esse foi o melhor momento para o thrash metal e para o ‘Big Four’. Foi quando todas essas quatro bandas estavam em seus auge musicais.
Acho que esse foi o verdadeiro apogeu de todas essas bandas, e ‘Reign In Blood’, do Slayer, de todos os quatro grandes álbuns lançados naquele ano ou naquele período, esse foi o único que teve a intensidade do próximo nível. Você achava que ‘Master Of Puppets’ era pesado, e ‘Reign In Blood’ era como uma versão punk-rock. Era como pegar ‘Never Mind The Bollocks’, dos Sex Pistols, e aplicá-lo ao thrash metal. Foram 30 minutos ou o que quer que seja de intensidade de ‘chute nos dentes’ do início ao fim. É implacável o tempo todo, e a bateria de Dave Lombardo é simplesmente fantástica", pontuou o baterista do Dream Theater, que passará pelo Brasil em dezembro de 2024.
Terceiro disco de estúdio do Metallica, "Master Of Puppets" é o último disco gravado pelo baixista Cliif Burton, que faleceu em setembro de 1986. Considerado um dos discos mais influentes da história do Metal, "Master Of Puppets" apresenta composições inesquecíveis, como a sua faixa-título, "Battery", "Orion" e "Welcome Home (Sanitarium)".
Rápido e agressivo do início ao fim, "Reign In Blood" é um item obrigatório na coleção de todo headbanger. O álbum é encabeçado pelas magníficas "Angel Of Death" e "Raining Blood", duas das obras mais violentas do Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Jéssica Falchi comenta sua entrada no Korzus; "É muito especial contribuir nesta nova fase"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Teoria aponta que hiato do Angra pode ter sido estratégia para impulsionar show no Bangers
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró

Clássicos imortais: Reign In Blood, a trilha sonora perfeita para o apocalipse
Dream Theater usará IA algum dia? Mike Portnoy responde
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Mike Portnoy diz que clássico do Dream Theater não o emocionaria se fosse de outra banda
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


