O generoso valor que gravadora ofereceu para Shaman gravar "Ritual", segundo Confessori
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de setembro de 2024
Ricardo Confessori, baterista e um dos fundadores do Shaman, relembrou em entrevista ao Ibagenscast os desafios e surpresas do início da banda e da produção do icônico álbum "Ritual". Após o fim conturbado do Angra, a união com Andre Matos e Luis Mariutti parecia impossível, mas um generoso contrato de gravação acabou mudando tudo.
Shaman - Mais Novidades
Com o desgaste crescente dentro do Angra, os três músicos decidiram se desvencilhar da Rock Brigade, a gravadora que gerenciava a carreira da banda na época. "Estávamos todos cansados e aproveitamos para pedir a rescisão do contrato como um grupo, representando os três: ‘Queremos sair, romper o contrato, acabou, não há mais condições’", contou Confessori.
Seguindo caminhos diferentes, Andre Matos tentou uma espécie de carreira solo na Alemanha com o Virgo, enquanto Confessori se dedicava ao ensino de música e à composição de novas canções em São Paulo. Luis Mariutti, por sua vez, ficou incerto sobre o futuro. "Eu continuei minhas atividades, dando aulas para cerca de 40 alunos e preparando material para o que poderia ter sido minha carreira solo", lembra o baterista. Foi nesse processo que surgiram as primeiras músicas da demo do "Ritual".
A reunião inesperada do trio ocorreu quando Andre Matos, de passagem pelo Brasil, foi convidado para gravar a demo em uma tarde no estúdio. Matos improvisou as melodias para as composições de Confessori e, surpreendentemente, a gravadora JVC se interessou pelo material. "Quando eles gostaram da demo, percebi que havia uma chance real de avançarmos. Eles ofereceram 70.000 dólares para produzirmos um álbum", relembra Confessori.
O polpudo valor oferecido pela JVC fez com que Andre Matos, conhecido por ser bastante crítico com ideias que não vinham dele, mudasse de postura e se envolvesse mais profundamente no projeto. Ele trouxe algumas das canções mais marcantes do álbum, como "Fairy Tale" e "Here I Am". "Essas músicas, para mim, são algumas das melhores do álbum. Ele realmente se dedicou a essas faixas e às outras ideias que desenvolvemos juntos", afirma Confessori.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Baixista lamenta que letras do Bad Religion ainda sejam relevantes
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons

Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
Andre Matos: Falando sobre seu modo vegetariano de vida


