O grande defeito do rock nacional dos anos 1980, segundo o lendário Chico Buarque
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2024
Em uma entrevista concedida à revista Bizz em abril 1988, Chico Buarque, um dos maiores nomes da música popular brasileira, explicou sua visão crítica e reflexiva sobre o rock nacional daquela década.
Embora seja frequentemente visto como um defensor das tradições musicais brasileiras, Chico Buarque deixou claro que sua crítica ao rock não é uma rejeição ao gênero em si, mas sim uma preocupação com a falta de integração entre a música brasileira e o rock.

Chico Buarque destacou que, apesar de não ser um especialista em rock, reconhece a importância de o gênero assimilar elementos da música brasileira para não ficar dependente das influências externas. Ele afirmou: "Eu me interesso pelo rock na medida em que ele vá sendo assimilado ou que ele assimile também elementos de música brasileira. Porque senão a música brasileira vai ficar sempre a reboque da música lá de fora".
Para Chico, a assimilação de elementos brasileiros pelo rock é essencial para que o gênero possa alcançar um status internacional, da mesma forma que a música brasileira, de maneira geral, já o fez. "O próprio rock nacional, quando for mesmo brasileiro, vai ter condições de sair por aí, ser exportado e de arrebentar", completou.
O cantor e compositor também comentou sobre a tendência de alguns grupos de hostilizar o rock por considerá-lo uma influência estrangeira. Ele lembrou que influências externas sempre fizeram parte da música brasileira, citando como exemplos o jazz no trabalho de Pixinguinha e a bossa nova, que muitos na época consideravam "música norte-americana".
Chico Buarque finalizou com uma reflexão sobre o potencial da música brasileira e sua capacidade de contribuir para a cena musical global, ressaltando a importância de se criar algo novo a partir da mistura de diferentes influências: "O Brasil é capaz de uma contribuição musical a nível universal, porque a música brasileira é universal, é muito forte. Você pode colocá-la no primeiro time da música universal".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
Guitarrista do Corrosion of Conformity reflete sobre morte de baterista
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"


Evanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho
Roberto Carlos disse para a jovem banda: "o que vocês fizeram com a minha música?!"
Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Gilby Clarke: Axl Rose nem falava diretamente comigo
Os Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 1985


