A banda tão boa que Eric Clapton não teve coragem de pedir para entrar nela
Por Bruce William
Postado em 26 de outubro de 2024
Eric Clapton, durante seu tempo com o Cream, atingiu uma dimensão completamente diferente. Ele reinventou a guitarra de Blues, criando algo novo e único até então. Embora Jimi Hendrix fosse a figura central do Rock na época em termos de guitarristas, Clapton, com seu estilo "Slowhand", se destacava em faixas como "Crossroads" e nos discos com John Mayall. Seu talento não se limitava a um único tipo de Blues; ele admirava figuras como Muddy Waters e Howlin’ Wolf, mas também explorava novos territórios, misturando elementos de Jazz e efeitos psicodélicos.
Entretanto, a intensidade dessa inovação tinha seus limites. Conforme contou a Far Out, Clapton, como muitos da época, começou a sentir o peso da agressividade sonora. Enquanto alguns seguiram o movimento hippie, ele buscou algo mais suave. Quando ouviu "Music From Big Pink", do The Band, enquanto fumava a melhor "erva mexicana" de sua vida, foi transportado para uma nova dimensão musical. Esse momento o fez questionar o trabalho com o Cream, que parecia menor em comparação com a profundidade emocional do álbum.
"Eu apenas pensei: 'Cara, por que estou fazendo isso, se há aquilo ali acontecendo?'", disse Clapton durante conversa com The Real Music Observer, em transcrição feita pela Music Radar. "The Band, para mim, era incrível porque todos eles eram gigantes", refletiu Clapton. "Cada um deles era um gigante por si só, e [Robbie] era o visionário. Não tenho dúvidas de que ele escreveu todas aquelas músicas."
Clapton gostou tanto da banda, que até se sentiu aliviado quando ela encerrou atividades: "Para quem nasceu na Inglaterra, como eu, e idolatrava a música dos Estados Unidos, era muito difícil encontrar um lugar onde você se encaixasse em tudo aquilo. [The Band] tinha tudo: eles eram brancos, mas pegaram tudo que podiam da música negra para fazer um belo híbrido."
Mais adiante, ele admite que morria de vontade de entrar na banda: Eu até queria entrar para a banda [risos]! [...] "Fui visitar a The Band em Woodstock e eu meio que tinha ido lá para pedir para entrar na banda [risos]... só que eu não tive coragem de pedir, sabe?" Mas no papo com The Real Music Observer, Clapton explicou que isso não funcionaria. "Se Robbie dissesse: 'Você quer se juntar a nós?' talvez eu tivesse dito sim. Mas eu não teria feito isso porque eu já era uma celebridade [na época] e nenhum deles, pessoalmente ou individualmente, era uma celebridade. Essa era a coisa deles – até o nome era sobre anonimato. Isso também era o que me atraía, porque eu sempre quis anonimato, eu queria estar na seção rítmica. E se fosse possível entrar, mesmo disfarçado, e tocar guitarra base, então poderíamos ter feito isso. Mas isso nunca iria acontecer."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps