Gene Simmons detona músicos de jazz ao argumentar que na música "técnica não importa"
Por André Garcia
Postado em 18 de outubro de 2024
Linguarudo — tanto no sentido figurado quanto no literal — Gene Simmons quando não está tocando adora dar declarações polêmicas e opiniões (positivas ou não) sobre personalidades musicais.
Recentemente, à Guitar World ele detonou os músicos de jazz ao argumentar que na música popular "técnica não importa".
"Não me considero (e nunca quis ser) um virtuoso no baixo. Não gosto de exibicionismo na música, sou muito mais aquilo que é memorável. Para mim, isso faz parte do prazer da música. Você pode ser um músico de jazz respeitado, mas [fora de sua bolha] o resto do mundo não liga [para o que você toca]."
"Quer ver só? Me diz um músico de jazz que seja importante. Que tal John McLaughlin? É um baita músico… mas você consegue cantarolar a melodia de algum um solo dele? É claro que não! Com todo o respeito, [o jazz] tem como objetivo exibir como você toca bem, só que eu não ligo para isso. A coisa mais difícil de fazer é escrever uma boa música com um riff simples. Isso sim é difícil", concluiu.
Embora Gene não fique impressionado com músicos virtuosos, ele ficou extremamente impressionado quando ouviu pela primeira vez Eddie Van Halen. Em outra entrevista, essa à Classic Rock, Simmons relembrou que foi "o primeiro" a descobrir o Van Halen quando a banda ainda era anônima:
"Eu os vi naquela noite [no Starwood, em Hollywood, em 1976] e fiquei incrédulo. Fiquei na frente do palco e não podia acreditar no que via e ouvia: era um homem fazendo todos aqueles sons com as mãos? Todo mundo na banda cantou e tocou ao vivo, e Eddie era uma verdadeira sinfonia de guitarra sozinho. Nos primeiros dias, às vezes Ed ficava de costas para a plateia porque não queria revelar seus truques. Mas mesmo se você visse como ele tocava aqueles riffs… como poderia imitá-los?"
"Então, eu assinei a banda com a minha produtora, Man Of 1,000 Faces, voei com eles para Nova York e produzi uma demo para eles no Electric Lady Studios. Se você pesquisar no Google as palavras 'Gene Simmons Van Halen demo', poderá ouvir a música que considero o momento definidor de Edward. A versão de 'House Of Pain' que eles gravaram comigo é a coisa mais poderosa que eles já fizeram. Ela explode de zero a 100 km/h em um segundo! Ouça alto: é como um rolo compressor em seu rosto — e a banda a executou completamente ao vivo no estúdio."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps