A balada do Dream Theater que quase ficou engavetada por conta da saída de Kevin Moore
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de outubro de 2024
Lançado em outubro de 1994, "Awake" é o terceiro disco de estúdio da banda norte-americana de Prog Metal Dream Theater. Sucessor do clássico "Images And Words" (1992), "Awake" é um trabalho pesado, sombrio, técnico e carregado de sentimentos.
Dream Theater - Mais Novidades
Uma das faixas que mais se destaca em "Awake" é a melancólica "Space-Dye Vest", que tem 7 minutos e meio de duração e foi composta pelo talentoso tecladista Kevin Moore. Um dos membros da formação clássica do Dream Theater, Kevin deixou o grupo após as gravações de "Awake".
A letra de "Space-Dye Vest" é curiosa, pois fala sobre uma espécie de paixão platônica vivida por Moore. O tecladista contou a história da música quando concedeu entrevista a um veículo de comunicação do Japão (via Songfacts).
"Eu estava olhando um catálogo de roupas e vi a foto de uma garota desfilando com uma peça de roupa chamada space-dye vest. Então, me apaixonei por ela por algum motivo estranho e, no momento em que fiquei obcecado por essa pessoa, pensei: ‘Por que estou fazendo isso?’, e percebi que isso estava acontecendo com frequência.
Acho que a principal razão pela qual estava fazendo isso, e foi isso que descobri na época, era que eu tinha acabado de sair de um relacionamento em que fui abandonado, basicamente, e então acho que a situação era que eu não tinha terminado de entregar tudo o que eu estava pronto para entregar. Então eu estava apenas, tipo, jogando tudo ao redor, sabe, apenas apontando em diferentes direções. Era um caso total de projeção.
Essa música é simplesmente uma tentativa de resolver isso e admitir que estava meio perdido. Portanto, é uma música meio sombria. Mas foi muito catártica", afirmou Kevin, que não é mais tão próximo dos integrantes do Dream Theater.
"Space-Dye Vest" é, sem sombra de dúvidas, uma das músicas mais bonitas de todo o catálogo do Dream Theater. No entanto, essa obra-prima quase ficou de fora da lista de faixas de "Awake", como pode ser visto em uma sessão de perguntas e respostas publicada no site do baterista Mike Portnoy.
"Eu gosto das mixagens no ‘Awake’ na maior parte. Acho que Kevin pode ter algum ressentimento em relação às mixagens porque, durante a composição e gravação de todo o álbum, ele era ‘parte da banda’. Então, bem no final da gravação, ele nos informou sobre sua decisão de deixar a banda. Uma vez que isso foi revelado, não o incluímos em nenhuma das decisões durante a mixagem porque sabíamos que ele não estaria mais na banda. Então, suponho que há elementos no álbum que ele gostaria de ter visto ou ouvido de forma diferente, mas ele teve que abrir mão de seu voto como resultado da saída.
Definitivamente, nunca tocaríamos essa música ao vivo sem Kevin na banda. Era totalmente 100% sua música e se soubéssemos que ele estava prestes a sair da banda, nem a teríamos colocado em nosso álbum", comentou Portnoy.
Curiosamente, "Space-Dye Vest" foi tocada ao vivo pela primeira vez no dia 15 de janeiro de 2014 (em Porto, Portugal), quando Mike Portnoy também estava fora da banda. Ao todo, "Space-Dye Vest" foi tocada em 94 shows do Dream Theater, todos realizados em 2014.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Após recentes cirurgias, Bret Michaels anuncia pausa na carreira
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Rob Zombie lança videoclipe para a faixa "Black Rat Coffin"



John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!
As dez melhores bandas de heavy metal dos EUA, na opinião de Mateus Ribeiro


