A balada do Dream Theater que quase ficou engavetada por conta da saída de Kevin Moore
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de outubro de 2024
Lançado em outubro de 1994, "Awake" é o terceiro disco de estúdio da banda norte-americana de Prog Metal Dream Theater. Sucessor do clássico "Images And Words" (1992), "Awake" é um trabalho pesado, sombrio, técnico e carregado de sentimentos.
Dream Theater - Mais Novidades
Uma das faixas que mais se destaca em "Awake" é a melancólica "Space-Dye Vest", que tem 7 minutos e meio de duração e foi composta pelo talentoso tecladista Kevin Moore. Um dos membros da formação clássica do Dream Theater, Kevin deixou o grupo após as gravações de "Awake".
A letra de "Space-Dye Vest" é curiosa, pois fala sobre uma espécie de paixão platônica vivida por Moore. O tecladista contou a história da música quando concedeu entrevista a um veículo de comunicação do Japão (via Songfacts).
"Eu estava olhando um catálogo de roupas e vi a foto de uma garota desfilando com uma peça de roupa chamada space-dye vest. Então, me apaixonei por ela por algum motivo estranho e, no momento em que fiquei obcecado por essa pessoa, pensei: ‘Por que estou fazendo isso?’, e percebi que isso estava acontecendo com frequência.
Acho que a principal razão pela qual estava fazendo isso, e foi isso que descobri na época, era que eu tinha acabado de sair de um relacionamento em que fui abandonado, basicamente, e então acho que a situação era que eu não tinha terminado de entregar tudo o que eu estava pronto para entregar. Então eu estava apenas, tipo, jogando tudo ao redor, sabe, apenas apontando em diferentes direções. Era um caso total de projeção.
Essa música é simplesmente uma tentativa de resolver isso e admitir que estava meio perdido. Portanto, é uma música meio sombria. Mas foi muito catártica", afirmou Kevin, que não é mais tão próximo dos integrantes do Dream Theater.
"Space-Dye Vest" é, sem sombra de dúvidas, uma das músicas mais bonitas de todo o catálogo do Dream Theater. No entanto, essa obra-prima quase ficou de fora da lista de faixas de "Awake", como pode ser visto em uma sessão de perguntas e respostas publicada no site do baterista Mike Portnoy.
"Eu gosto das mixagens no ‘Awake’ na maior parte. Acho que Kevin pode ter algum ressentimento em relação às mixagens porque, durante a composição e gravação de todo o álbum, ele era ‘parte da banda’. Então, bem no final da gravação, ele nos informou sobre sua decisão de deixar a banda. Uma vez que isso foi revelado, não o incluímos em nenhuma das decisões durante a mixagem porque sabíamos que ele não estaria mais na banda. Então, suponho que há elementos no álbum que ele gostaria de ter visto ou ouvido de forma diferente, mas ele teve que abrir mão de seu voto como resultado da saída.
Definitivamente, nunca tocaríamos essa música ao vivo sem Kevin na banda. Era totalmente 100% sua música e se soubéssemos que ele estava prestes a sair da banda, nem a teríamos colocado em nosso álbum", comentou Portnoy.
Curiosamente, "Space-Dye Vest" foi tocada ao vivo pela primeira vez no dia 15 de janeiro de 2014 (em Porto, Portugal), quando Mike Portnoy também estava fora da banda. Ao todo, "Space-Dye Vest" foi tocada em 94 shows do Dream Theater, todos realizados em 2014.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Anneke van Giersbergen explica como abriu as portas para Nightwish e Within Temptation
Zakk Wylde valoriza trabalhos pré-fama em supermercados e postos de gasolina
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer

Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
Como surgiu o riff "simples" de "Pull Me Under", segundo John Petrucci
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
5 músicas do Dream Theater que são carregadas de emoção
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
A maior dificuldade que Mike Portnoy enfrentou ao voltar para o Dream Theater
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"
Mike Portnoy: renda de Spotify no ano todo mal paga um jantar; veja valores


