A balada do Dream Theater que quase ficou engavetada por conta da saída de Kevin Moore
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de outubro de 2024
Lançado em outubro de 1994, "Awake" é o terceiro disco de estúdio da banda norte-americana de Prog Metal Dream Theater. Sucessor do clássico "Images And Words" (1992), "Awake" é um trabalho pesado, sombrio, técnico e carregado de sentimentos.
Dream Theater - Mais Novidades
Uma das faixas que mais se destaca em "Awake" é a melancólica "Space-Dye Vest", que tem 7 minutos e meio de duração e foi composta pelo talentoso tecladista Kevin Moore. Um dos membros da formação clássica do Dream Theater, Kevin deixou o grupo após as gravações de "Awake".
A letra de "Space-Dye Vest" é curiosa, pois fala sobre uma espécie de paixão platônica vivida por Moore. O tecladista contou a história da música quando concedeu entrevista a um veículo de comunicação do Japão (via Songfacts).
"Eu estava olhando um catálogo de roupas e vi a foto de uma garota desfilando com uma peça de roupa chamada space-dye vest. Então, me apaixonei por ela por algum motivo estranho e, no momento em que fiquei obcecado por essa pessoa, pensei: ‘Por que estou fazendo isso?’, e percebi que isso estava acontecendo com frequência.
Acho que a principal razão pela qual estava fazendo isso, e foi isso que descobri na época, era que eu tinha acabado de sair de um relacionamento em que fui abandonado, basicamente, e então acho que a situação era que eu não tinha terminado de entregar tudo o que eu estava pronto para entregar. Então eu estava apenas, tipo, jogando tudo ao redor, sabe, apenas apontando em diferentes direções. Era um caso total de projeção.
Essa música é simplesmente uma tentativa de resolver isso e admitir que estava meio perdido. Portanto, é uma música meio sombria. Mas foi muito catártica", afirmou Kevin, que não é mais tão próximo dos integrantes do Dream Theater.
"Space-Dye Vest" é, sem sombra de dúvidas, uma das músicas mais bonitas de todo o catálogo do Dream Theater. No entanto, essa obra-prima quase ficou de fora da lista de faixas de "Awake", como pode ser visto em uma sessão de perguntas e respostas publicada no site do baterista Mike Portnoy.
"Eu gosto das mixagens no ‘Awake’ na maior parte. Acho que Kevin pode ter algum ressentimento em relação às mixagens porque, durante a composição e gravação de todo o álbum, ele era ‘parte da banda’. Então, bem no final da gravação, ele nos informou sobre sua decisão de deixar a banda. Uma vez que isso foi revelado, não o incluímos em nenhuma das decisões durante a mixagem porque sabíamos que ele não estaria mais na banda. Então, suponho que há elementos no álbum que ele gostaria de ter visto ou ouvido de forma diferente, mas ele teve que abrir mão de seu voto como resultado da saída.
Definitivamente, nunca tocaríamos essa música ao vivo sem Kevin na banda. Era totalmente 100% sua música e se soubéssemos que ele estava prestes a sair da banda, nem a teríamos colocado em nosso álbum", comentou Portnoy.
Curiosamente, "Space-Dye Vest" foi tocada ao vivo pela primeira vez no dia 15 de janeiro de 2014 (em Porto, Portugal), quando Mike Portnoy também estava fora da banda. Ao todo, "Space-Dye Vest" foi tocada em 94 shows do Dream Theater, todos realizados em 2014.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica

Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
"A gente se virou bem sem ele": Jordan Rudess comenta Mike Portnoy no Dream Theater
Mike Portnoy toca a clássica "As I Am" em vídeo divulgado pela Drumeo
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


