O show de banda clássica que mexeu com a cabeça do jovem Lars Ulrich
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de outubro de 2024
O músico dinamarquês Lars Ulrich é um dos maiores ícones da história do Heavy Metal. O rapaz em questão é baterista, membro fundador e compositor do Metallica, quarteto que é um dos pioneiros do Thrash Metal e lançou clássicos imortais da música pesada, como "Ride The Lightning", "Master Of Puppets" e "Metallica" (também conhecido como "Black Album").
Antes de se tornar um nome conhecido no universo do Metal, Lars era apenas mais um fã. E a paixão dele pela música pesada começou a ganhar contornos interessantes em 1973, como aponta matéria publicada no site da revista Classic Rock.
"Havia um torneio de tênis no KB Hallen [localizado em Copenhague, capital da Dinamarca] que começava em uma segunda-feira de manhã e o Deep Purple tocou lá na noite anterior. Por alguma razão, eles convidaram todos os jogadores de tênis para irem ao show. Meu pai [Torben Ulrich, ex-jogador de tênis profissional] me convidou. Era primavera de 1973 e o Purple estava promovendo ‘Who Do We Think We Are’", contou Lars, que deu mais detalhes sobre o show que aparentemente mudou a sua vida.
"Lembro-me de Ritchie Blackmore jogando sua guitarra no equipamento de iluminação, esfregando-a contra as caixas de som e tocando-a com a bunda. Jon Lord [tecladista] estava agitando, Ian Gillan [vocal] estava escondido atrás de uma cortina de cabelo tocando bongôs, Roger Glover [baixo] estava segurando a batida, enquanto Ian Paice estava sentado lá atrás fazendo suas coisas.
Eu nunca tinha visto nada parecido antes. Fiquei total e completamente impressionado. Como você pode imaginar, foi a coisa mais barulhenta e legal que eu já tinha visto. Eu gostava de Slade, The Sweet, Status Quo. Mas o Deep Purple era uma coisa totalmente diferente. Eles tinham um peso, uma energia e um poder. Em meu vocabulário musical, eles eram o extremo."
Tempos depois do show realizado no KB Hallen, Lars teve a chance de tocar ao lado de seus heróis. "Finalmente tivemos a honra de tocar com o Purple em 87 no festival Monsters Of Rock na Alemanha. Ter o Metallica e o Deep Purple no mesmo pôster de show foi muito importante para mim", finalizou o batera, que a exemplo do Purple, continua na ativa até os dias atuais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps