Um amigo, cerveja e o exército; a curiosa origem do nome Creedence Clearwater Revival
Por Bruce William
Postado em 09 de outubro de 2024
Uma das bandas mais amadas do final dos anos 60 e início dos anos 70, o Creedence Clearwater Revival foi formado pelos irmãos John e Tom Fogerty, depois que John recrutou seus dois amigos de escola, Stu Cook e Doug Clifford. Inicialmente eles se chamavam The Blue Velvets, depois mudaram o nome para The Golliwogs e, finalmente, Creedence Clearwater Revival.
Creedence C. Revival - + Novidades
A banda esteve ativa de 1959 até 1972. Apesar da carreira relativamente longa, o CCR alcançou seu pico de sucesso entre 1968 e 1970. Foi nesse período que lançaram álbuns como Cosmo's Factory, Pendulum, Green River e Bayou Country, com músicas como "Born On The Bayou", "Have You Ever Seen The Rain", "Fortunate Son", "Proud Mary", "Long As I Can See The Light" e muitos outros clássicos.
O Creedence Clearwater Revival oficialmente se desfez em 1972. John foi aos poucos ficando insatisfeito com a forma como a banda era gerida. Desde 1970, embora estivesse em pleno auge e produzindo de forma intensa, o CCR enfrentava dificuldades internas, geradas principalmente pela liderança e decisões tomadas dentro do grupo, envolvendo o vocalista e guitarrista. Ele havia assumido um papel de destaque, geralmente escrevendo e cantando a maioria das músicas, o que acabou irritando os demais integrantes. Com isso, ele acabou deixando o grupo, marcando o fim da era mais bem-sucedida do CCR.
Em uma entrevista de 1997, John revelou como suas frustrações o dominaram em relação a manter o grupo unido: "Eu estava sozinho quando fiz aquelas músicas. Eu estava sozinho quando fiz os arranjos, estava sozinho quando adicionei os vocais de fundo, guitarras e outras coisas. Estava sozinho quando produzi e mixei os álbuns. Os outros caras apareciam apenas para os ensaios e para os dias em que gravávamos de fato. Para mim, o Creedence era como estar sentado em uma bomba-relógio", disse John. "E fui eu quem criou tudo isso. Apesar disso, acho que eles não entendiam o que eu estava falando... Eles estavam obcecados com a ideia de mais controle e mais influência. Então, finalmente, a bomba explodiu e nunca mais trabalhamos juntos."
A origem do nome Creedence Clearwater Revival
E de onde veio o nome da banda? Ele veio de três lugares diferentes ou três fontes separadas, de acordo com a Uncut: "Creedence" era o nome de um amigo de Tom, presumidamente um homem chamado Credence Newball. "Clearwater" veio de um comercial de cerveja, provavelmente de uma campanha da Olympia Beer. E, finalmente, o mais importante para a banda: "Revival", que era o nome que declarava um retorno ao Rock 'N' Roll dos anos 50 e à música após o turbulento período da Guerra do Vietnã, que John e Doug corriam o risco de ter que participar, já que ambos haviam sido convocados para as Forças Armadas dos EUA em 1966, tendo conseguido dar baixa antes de terem que seguir para o outro lado do planeta.
Sendo assim, o nome da banda é composto por três histórias diferentes. Uma palavra significa pouco sem as outras duas, embora as três juntas não tenham um significado específico que permita existir uma tradução. John comentou em um post no X/Twitter que ele estava mudando os canais de TV quando se deparou com a tal propaganda: "Ela mostrava cenas de uma floresta verde idílica. E o próximo comercial era em preto e branco. Era um comercial antipoluição. Dizia: 'Escreva para Clean Water em Washington'. Na minha cabeça, eu transformei isso em Clearwater. Creedence era um nome que apareceu algumas vezes, então eu o adaptei. Mas não estava completo; a gente tentava gerar uma revitalização. Então, eis Creedence Clearwater Revival."
Com informações do American Songwriter e da Far Out.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence


Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
O dia em que o jogador Creedence Clearwater Couto conheceu o Creedence Clearwater Revisited
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden


