Como Mikael Åkerfeldt, do Opeth, começou a colecionar vinil
Por Ricardo Bellucci
Postado em 01 de outubro de 2024
A paixão por vinil é uma espécie de vírus que contamina milhares de amantes da música ao redor dessa pequena esfera imperfeita chamada Terra. Muitos deles nasceram nos idos dos sessenta ou setenta, criando uma espécie de vínculo não apenas emocional, mas "experiencial" com esse formato. O ritual de comprar um LP era muito parecido com a compra de um livro. A ida a loja era uma verdadeira jornada épica. O contato com o vinil começava pela capa, que era extremamente importante, assim como na capa de um livro. Em seguida, vislumbrar a lista de faixas, uma a uma, algo muito próximo a uma degustação de uma carta de vinhos. Leva o LP para casa, com todo o cuidado do mundo. Abrir o envelope de plástico era algo muito semelhante a um ritual religioso, uma verdadeira cerimônia, para somente depois colocar o LP para tocar.
Em uma entrevista recente com The Vinyl Hunters , o vocalista Mikael Åkerfeldt, do OPETH, falou sobre sua paixão por colecionar discos.

"Acho que comecei a colecionar música muito mais do que simplesmente colecionaqr um formato", disse ele. "Nasci em 1974. E eu realmente não tinha grana quando criança, então pegávamos emprestado, meu círculo de amigos estava pegando emprestado discos. Alguém, então, comprou o novo disco do Judas Priest e o resto de nós o gravava; gravávamos ele em fita. E eu comprei alguns discos e meus amigos os gravavam. Então era como uma coisa de colecionador, só para ter muita música. Essa ainda é a coisa mais importante para mim, me cercar de música. Então, é claro, eu me afeiçoei ao formato, o formato vinil. E quando eu era jovem, é claro, era só isso, e cassetes. Comecei, eu acho, a colecionar mais seriamente quando os CDs saíram no final dos anos 80, porque as pessoas estavam jogando vinil fora — literalmente. Você podia encontrá-lo na lata de lixo, como coleções inteiras de discos. Um dia "fui até uma lata de lixo, [e encontrei] toda a discografia do Deep Purple, e foi tipo, 'Meu Deus'. Então comprei CDs, mas sempre preferi LPs, e até hoje, esse é basicamente o único formato que uso. Foi assim que comecei a colecionar. No final dos anos 80, eu podia ir a uma loja de discos usados e comprar um disco do Van Der Graaf Generator por uma libra. E eu não tinha dinheiro, mas tinha o equivalente a uma libra. Então você podia arriscar nas coisas. E, claro, comprei muitos discos de m****, mas também muitos discos muito, muito bons.
O OPETH está pronto para lançar seu 14º álbum de estúdio, The Last Will And Testament, em 22 de novembro, pela Reigning Phoenix Music / Moderbolaget.
The Last Will And Testament é um álbum conceitual ambientado na era pós-Primeira Guerra Mundial, revelando a história de um patriarca rico e extremamente conservador cujo último testamento revela segredos familiares chocantes. A narrativa se entrelaça através das confissões do patriarca, das reações de seus filhos gêmeos e da presença misteriosa de uma menina com poliomielite de quem a família cuidou. O álbum começa com a leitura do testamento do pai em sua mansão.
The Last Will And Testament é o disco mais sombrio e pesado que o OPETH fez em décadas, e também é o mais destemidamente progressivo da banda. Um álbum conceitual que reconta a leitura do testamento de um homem recentemente falecido para uma audiência de seus familiares sobreviventes, ele transborda um melodrama assustador, revelações chocantes e algumas das músicas mais selvagens e imprevisíveis que Åkerfeldt já escreveu.
FONTE: Metal Addicts
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Brasileiro se torna baixista temporário do Crashdiet


Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire


