A banda pouco conhecida que chocou Ritchie Blackmore: "Meu Deus! Que diabo é isso?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2024
Ritchie Blackmore, um dos guitarristas mais respeitados do hard rock, sempre esteve em busca de inovação e novas influências para seu trabalho. Mesmo sendo uma figura central no Deep Purple e com um legado consolidado no rock pesado, uma experiência específica o deixou perplexo.
Em 1970, enquanto estava na Alemanha com o baterista Ian Paice, Blackmore se deparou com uma banda que o fez questionar o que ele estava ouvindo. A entrevista foi resgatada pela Far Out.
"Nós estávamos ouvindo uma música e não sabíamos quem era", relembrou Blackmore. "O som era tão grande, tão pesado, que olhamos um para o outro nervosamente e pensamos: ‘Meu Deus, que diabo é isso?’"

A música tocada era "Mississippi Queen", do Mountain. "Perguntamos ao DJ e ele nos disse que era o Mountain", contou o guitarrista. "Aquilo era um som impressionante, não sabíamos o que dizer. Pensamos, ‘Meu Deus, isso é um som incrível’."
Naquele momento, Blackmore percebeu a profundidade do hard rock e o quanto ainda havia a explorar dentro do estilo. A banda, desconhecida para muitos hoje em dia, deixou uma marca no roqueiro, que ficou surpreso com a energia do som que ouviu.
Quem é a banda Mountain?
Mountain foi uma banda de blues-rock/hard rock formada em 1969 por Leslie West e Felix Pappalardi. O trio, que incluía Corky Laing na bateria, se destacou pelo som pesado e energético, com o vocal rouco de West, bateria fluente de Laing e baixo de Pappalardi.
Embora tenham tocado no Festival de Woodstock, o grupo não alcançou sucesso comercial, apesar da aclamação crítica. A faixa "Nantucket Sleighride" foi usada como tema de um programa britânico. Entre 1972 e 1974, West e Laing formaram o power trio West, Bruce & Laing com Jack Bruce, lançando três álbuns. O estilo da banda mesclava hard rock, blues rock e heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
O riff de guitarra que Tony Iommi considera o maior de todos os tempos - alguém discorda?


