O manifesto de Jerry Cantrell contra a política do streaming
Por João Renato Alves
Postado em 12 de novembro de 2024
Jerry Cantrell não tem medo de externar seu descontentamento contra as plataformas de streaming. O guitarrista e eventual vocalista do Alice in Chains falou ao Primordial Radio (via Blabbermouth) sobre as práticas injustas do formato para com os artistas do ponto de vista financeiro.
Para o ícone do grunge, as práticas são nocivas aos maiores interessados. Além disso, não parece haver um interesse real dos responsáveis pelos aplicativos em modificar o cenário a curto prazo. Ele declarou: "O negócio da música realmente não foi estabelecido de uma forma muito justa. Era uma espécie de empréstimos predatórios para bandas que você pagava de volta a 75 centavos de dólar. E quanto a manter sua publicação, essa foi uma batalha real e muito poucos artistas fizeram isso. O novo modelo meio que intensificou essa busca. Eu estava olhando para – não consigo lembrar o artista – mas eu estava olhando para um que obtém milhões e milhões de streams ou algo assim. E as pessoas estão sendo pagas com milésimos de centavos toda vez que é tocado."

Para Jerry, um problema fundamental é o fato de que o velho modelo continua sendo usado como parâmetro nas novas tecnologias e possibilidades mercadológicas, gerando um desequilíbrio.
"Antigamente, quando você era tocado no rádio, isso virava um centavo ou algo assim, e era acrescentado à soma. Eu sou um verdadeiro defensor dos direitos dos artistas. O novo modelo da plataforma de streaming realmente pegou o antigo modelo de cortes e o tornou ainda menor. Então os preços para fazer turnês — aluguel de ônibus, gasolina, combustível, salários, viagens — continuam a subir e a renda continua a cair para músicos de todos os tamanhos."
Sendo assim, qual seria a solução? Apesar de não possuir uma resposta definitiva, Cantrell pede mudanças.
"É um modelo de negócio ruim. Seria bom vê-lo um pouco mais justo para o artista. A paisagem está sempre se movendo, o relógio está sempre correndo e você pode contar com o fato de que ele está mudando. E isso faz parte da vida, é tentar sentir as mudanças conforme você passa pelos dias, semanas e anos, estar ciente delas, tentar se adaptar a elas e descobrir como agir."
Jerry Cantrell lançou recentemente o seu novo álbum solo, "I Want Blood". O trabalho conta com participações de colegas como Duff McKagan (Guns N’ Roses), Robert Trujillo (Metallica), Mike Bordin (Faith No More) e Greg Puciato (ex-The Dillinger Escape Plan).
Fonte: Classic Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Como Jerry Cantrell passou a cantar no Alice in Chains: "Cara, sem querer ofender, mas..."
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell


