O manifesto de Jerry Cantrell contra a política do streaming
Por João Renato Alves
Postado em 12 de novembro de 2024
Jerry Cantrell não tem medo de externar seu descontentamento contra as plataformas de streaming. O guitarrista e eventual vocalista do Alice in Chains falou ao Primordial Radio (via Blabbermouth) sobre as práticas injustas do formato para com os artistas do ponto de vista financeiro.
Para o ícone do grunge, as práticas são nocivas aos maiores interessados. Além disso, não parece haver um interesse real dos responsáveis pelos aplicativos em modificar o cenário a curto prazo. Ele declarou: "O negócio da música realmente não foi estabelecido de uma forma muito justa. Era uma espécie de empréstimos predatórios para bandas que você pagava de volta a 75 centavos de dólar. E quanto a manter sua publicação, essa foi uma batalha real e muito poucos artistas fizeram isso. O novo modelo meio que intensificou essa busca. Eu estava olhando para – não consigo lembrar o artista – mas eu estava olhando para um que obtém milhões e milhões de streams ou algo assim. E as pessoas estão sendo pagas com milésimos de centavos toda vez que é tocado."
Para Jerry, um problema fundamental é o fato de que o velho modelo continua sendo usado como parâmetro nas novas tecnologias e possibilidades mercadológicas, gerando um desequilíbrio.
"Antigamente, quando você era tocado no rádio, isso virava um centavo ou algo assim, e era acrescentado à soma. Eu sou um verdadeiro defensor dos direitos dos artistas. O novo modelo da plataforma de streaming realmente pegou o antigo modelo de cortes e o tornou ainda menor. Então os preços para fazer turnês — aluguel de ônibus, gasolina, combustível, salários, viagens — continuam a subir e a renda continua a cair para músicos de todos os tamanhos."
Sendo assim, qual seria a solução? Apesar de não possuir uma resposta definitiva, Cantrell pede mudanças.
"É um modelo de negócio ruim. Seria bom vê-lo um pouco mais justo para o artista. A paisagem está sempre se movendo, o relógio está sempre correndo e você pode contar com o fato de que ele está mudando. E isso faz parte da vida, é tentar sentir as mudanças conforme você passa pelos dias, semanas e anos, estar ciente delas, tentar se adaptar a elas e descobrir como agir."
Jerry Cantrell lançou recentemente o seu novo álbum solo, "I Want Blood". O trabalho conta com participações de colegas como Duff McKagan (Guns N’ Roses), Robert Trujillo (Metallica), Mike Bordin (Faith No More) e Greg Puciato (ex-The Dillinger Escape Plan).
Fonte: Classic Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps