Alex Van Halen explica porque nem sequer mencionou Sammy Hagar em sua autobiografia
Por André Garcia
Postado em 30 de dezembro de 2024
Há no rock várias bandas compostas por familiares. A maioria delas poderia se chamar Casos de Família por conta das tretas entre irmãos, como foi no The Kinks e Oasis. É meio raro casos de harmonia e cumplicidade como tiveram Malcolm e Angus Young ao longo das décadas com o AC/DC.
O caso do Van Halen é curioso porque Alex e Eddie sempre se deram tão bem quanto Malcolm e Angus — só que com todo mundo que tocava na banda a treta era garantida: David Lee Roth, Sammy Hagar e até mesmo Michael Anthony eventualmente foram vítimas do implacável ressentimento dos irmãos.
Ressentimento esse que ficou escancarado na autobiografia de Alex Van Halen, que surpreendeu aos fãs por ter conseguido a façanha de nem sequer mencionar o vocalista Sammy Hagar.
Em recente entrevista para o canal Bringing It Back To The Beatles no YouTube, transcrita pelo Blabbermouth Alex justificou sua decisão dizendo que o verdadeiro Van Halen (a versão da banda que realmente importou) foi a formação original:
"Foi porque a banda original é que era a força motriz — a conexão entre as partes díspares do mundo musical, se você preferir. E nós éramos jovens. [Ganhar] o primeiro disco de platina é incrível! Isso é algo que [parece um golpe de sorte e] você nem imaginava que pudesse voltar a acontecer."
"Mais tarde [quando David Lee Roth saiu em 1985 e Sammy Hagar entrou em seu lugar] foi diferente… mas isso é assunto para outro livro. A empolgação, a confusão e o tatear no escuro, se preferir, e todos os erros que cometemos, e a m*rda que tivemos de suportar, e depois [o esgotamento criativo de] perceber que talvez tivéssemos só mais um disco em nós…"
"Você não pode voltar atrás [e mudar o que foi feito], mas essas coisas ficam na sua cabeça. [...] Infelizmente, somos humanos e fizemos algumas escolhas ruins. O US Festival [maior show já feito pelo Van Halen, em 1983], por exemplo, foi um show de horrores. Ninguém sabia o que diabos estava acontecendo. Tudo o que dissemos foi 'Se tiver energia elétrica a gente toca'. E foi isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps