Savatage atualiza status do próximo álbum de estúdio
Por João Renato Alves
Postado em 27 de dezembro de 2024
O guitarrista Chris Caffery, o vocalista Zak Stevens e o baterista Jeff Plate concederam entrevista ao Metal Pilgrim, falando sobre a retomada do Savatage. O grupo voltará à estrada em 2025 e já tem um show confirmado para o Brasil, dia 19 de abril no Allianz Parque, em São Paulo, durante o Monsters of Rock. Uma segunda apresentação na capital paulista vem sendo especulada.
Savatage - Mais Novidades

Porém, a banda também trabalha em material para um novo álbum de estúdio. Será o primeiro desde "Poets and Madmen", lançado em 2001. Na ocasião, Stevens havia saído e Jon Oliva se encarregou de todos os vocais. Para a turnê de divulgação, Damond Jiniya foi contratado. Caffery declarou:
"Bem, as músicas continuam sendo escritas. Em relação a quando serão finalizadas, não há uma data. Vamos colocar desta forma: quando pudermos, faremos. E as coisas que já estão prontas são muito boas. Quando nos juntarmos e começarmos a tocar, tenho a sensação de que haverá mais novidades. Quer dizer, em um mundo perfeito, terminamos esses shows, traçamos um plano e podemos ter uma resposta para isso, uma data real."

Para o guitarrista, a prioridade do momento está nos preparativos para os shows. "Eu acho que seria ótimo ter alguma música, mas por enquanto, o mais importante é que estamos seguindo em frente. Agora que a máquina Savatage está se movendo, seremos capazes de responder melhor a essas perguntas. Não é mais um rumor de que estamos tocando. Então nós teremos mais essas respostas conforme nos reunimos."
Zak foi mais preciso na hora de falar sobre o material. "Nós temos gravado coisas por um tempo agora. Quero dizer, eu tenho provavelmente cerca de oito ou nove músicas que tenho trabalhado com Jon. E ele continua escrevendo mais, como Chris disse. É um processo contínuo. Jon diz, 'Oh, você gosta disso? Bem, aqui.' E então algo acaba superando outra coisa, e então o que você pensou que seriam as 10 músicas do disco, agora metade delas já foram para um novo nível. Temos muita música. Vai ser apenas uma questão de tempo para gravá-las."

Os músicos também falaram sobre a ausência de Jon, sofrendo com uma série de problemas de saúde. Questionado se há uma chance de fazer algo semelhante ao que Glenn Tipton tem feito com o Judas Priest, subindo ao palco e tocando uma ou duas músicas quando puder, Caffery disse:
"Essa é a ideia. Realmente, vai depender de Jon. Vou vê-lo amanhã. Ele está vindo nos assistir com a TSO (Trans-Siberian Orchestra). E quando estiver lá, falaremos sobre o setlist para Savatage e o que faremos. Saberei mais sobre como ele se sente e o que está acontecendo. Toda vez que conversamos, descubro mais sobre como está e para onde tudo está indo. Mas ele quer participar. Acredito que nos ver em ação o dará forças. Com o avanço da tecnologia, podemos pensar em uma maneira de incluí-lo."

Jeff Plate abordou a questão de realizar shows usando o nome Savatage sem a presença do criador e mente por trás de todos os passos junto aos falecidos Criss Oliva e posteriormente Paul O’Neill. "É muito honroso da parte de Jon nos permitir fazer isso. O Savatage é seu bebê. Ele começou essa coisa nos anos 1980. Tem alguns problemas de saúde que realmente precisa resolver. São sérios, são imprevistos e de repente essas coisas simplesmente acontecem. Mas dou muito crédito a esse homem por dizer, 'Ok, rapazes.'
Nós temos coletivamente — o que achamos, Chris? 160 anos ou 170 anos ou algo assim -, nós temos trabalhado coletivamente para Jon Oliva, e ele confia em nós. Então, essa banda indo lá e fazendo essa bola rolar é... Eu acho que Chris meio que acertou em cheio. Isso vai ser inspiração para Jon também. E todos nós estamos apenas esperando que ele fique saudável e volte a estar conosco."

Caffery arrematou: "Eu olhei para ele na última vez que o vi e disse 'Eu nunca fiz um show do Savatage sem você'. Tivemos uma conversa muito próxima sobre essas coisas, falamos sobre isso em particular, ele olhou para mim e disse: 'Você iria tocar, porra' Então, qualquer fã que me diga que isso não é Savatage e não é Jon, é tipo, fale com ele. Ou guarde suas opiniões para si mesmo. Eu sei quem é Jon e sei o que é o Savatage. E quando o Mountain King grita com e diz para fazer isso, eu vou fazer. É basicamente onde estou."
Anteriormente, Jon Oliva publicou uma carta aberta aos fãs, onde explicou sua ausência das atividades em 2025. Ele escreveu:
"Aqui é Jon Oliva. Quero esclarecer algumas coisas para todos. Em primeiro lugar, estou muito animado por Johnny [Lee Middleton, baixista], Chris [Caffery, guitarrista], Zak [Stevens, vocal], Jeff [Plate, baterista] e Al [Pitrelli, guitarrista] tocarem novamente. Acho que é importante que os fãs curtam nossa música ao vivo e, acredite, esses caras vão arrasar.

Quanto a mim, eu ia fazer esses shows, mas, infelizmente, tive mais problemas de saúde. Quero que todos saibam que, se houvesse alguma maneira de fazer esses shows, eu faria, mas meus problemas de saúde são mais sérios do que eu pensava inicialmente. Como a maioria de vocês sabe, fraturei a coluna em três lugares e recentemente fui diagnosticado com esclerose múltipla e doença de Ménière. Meus médicos estão trabalhando comigo para que eu volte a ficar saudável.
Estou trabalhando em estreita colaboração com os rapazes [da banda] e estarei envolvido em todos os outros aspectos do show. Estou 100% apoiando os rapazes nessa empreitada e prometo que voltarei o mais rápido possível.

Nesse meio tempo, estou trabalhando no estúdio em um novo material. Amo todos vocês e agradeço por entenderem minha situação."
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a esclerose múltipla é uma "doença neurológica desmielinizante autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina que revestem os neurônios das substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso central". Quanto à doença de Ménière, o Manual MSD indica que trata-se de "um distúrbio caracterizado por crises recorrentes de vertigem incapacitante (uma sensação falsa de movimento ou giro), náuseas, perda de audição flutuante (nas baixas frequências) e barulho no ouvido (acufeno)".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps